Programa Impulsão incentiva investimentos no meio rural de Fagundes Varela
Família de Amantino e Marcos Peruzzo instalou segundo aviário
A prefeita em exercício de Fagundes Varela, Claudia Moreschi Tomé, esteve visitando mais uma propriedade rural do município, que por meio do Programa Impulsão Agropecuária teve a oportunidade de obter avanços e garantir a qualidade de vida no interior.
A propriedade visitada foi a de Amantino e Marcos Peruzzo, localizada na capela de São João. Esse é o segundo aviário que a família instala, isso porque em 2010 já havia sido construído um aviário. O investimento deu tão certo, que a família optou por construir mais.
Conforme Amantino, o auxílio do programa facilitou para que o sonho se tornasse realidade. “A contrapartida da prefeitura foi boa e nos auxiliou muito para que tomássemos a decisão de trabalhar com isso. Hoje, a nossa propriedade cresceu”, destaca ele.
A prefeita Claudia agradeceu o investimento feito pelos agricultores. “É muito bom ver que o nosso setor agrícola está crescendo. É muito bom ver que vocês acreditam na propriedade. Com certeza, todo investimento feito por vocês vai gerar crescimento para todo o município e retornará a vocês também”, enfatizou.
O programa Impulsão Agropecuária iniciou em 2009 numa proposta de desenvolvimento econômico para Fagundes Varela, já que o setor agrícola corresponde a mais de 70% do PIB do município. O objetivo é tornar a propriedade agrícola sustentável e fazer com que o agricultor invista na fruticultura e na agropecuária.
Para isso, ele recebe incentivos e auxílios do poder público, como forma de agregar valor a terra, aumentar a produção, melhorar a qualidade de vida e a renda familiar e incrementar as receitas municipais. Da prefeitura, o produtor recebe incentivos de maquinário para terraplanagem, calcário, eletrificação rural, auxílio entre R$ 10 a R$ 20 mil em verba, capacitação, entre outros quesitos.
Em contrapartida, o agricultor precisa investir e continuar com a produção por um determinado período. “Antes o agricultor não tinha uma visão de futuro, mas com o programa ele passou a investir na sua propriedade e os seus filhos também. Demos uma chacoalhada no setor agrícola para que o produtor pudesse estruturar a sua propriedade, pois a prefeitura fornece diversos incentivos”, explica Claudia.
De lá para cá, foram beneficiados centenas de agricultores no ramo da fruticultura, avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite. O meio rural passa por investimentos com a criação de salas de ordenha, aviários e áreas de plantio de frutas. “O que percebemos é que com o programa os agricultores viram que tiveram um retorno e continuaram investindo na propriedade. O nível de vida mudou bastante e o projeto deu resultados”, comemora o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Dario Russi.
Comentários