Oficinas sobre controle da mastite e qualidade do leite envolvem produtores em Fagundes Varela
Atividade ocorreu em três pontos do município
Na última semana, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Cooperativa Piá, promoveu uma série de oficinas sobre controle da mastite e a melhoria da qualidade do leite, no interior de Fagundes Varela. As atividades envolveram produtores cooperados da Piá e integrantes da Chamada Pública do Leite, projeto executado pela Emater/RS-Ascar no município.
As oficinas, conduzidas pelo zootecnista da Cooperativa Piá, Cristiano Nascimento, foram realizadas nas comunidades de São Jorge, Santo Antônio Costela e na Sede do município, nos dias 8, 10 e 11 de setembro, respectivamente, totalizando mais de 30 participantes de diversas comunidades.
Cristiano Nascimento ressaltou que práticas simples, como a higienização da vaca, das instalações e dos equipamentos, podem auxiliar em muito na prevenção da mastite, o que permite o alcance de uma produção de maior qualidade. O zootecnista explicou que a melhoria da qualidade do leite confere também aumento no valor recebido e, consequentemente, resulta em maior renda para a família.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, a realização desse tipo de evento, de maneira prática e nas próprias instalações dos produtores, permite que os produtores visualizem melhor os métodos recomendados de manejo e de rotina de ordenha para que eles apliquem as técnicas em suas propriedades.
Comentários