Emater/RS-Ascar realiza ação em escola de Vista Alegre do Prata
Algumas práticas simples podem ser utilizadas em casa
"Entre as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, duas são essenciais para a sustentabilidade do trabalho: o cuidado com a preservação do solo e a juventude rural, afinal sem solo e mão de obra, não restará público ou condições para trabalharmos", afirma o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Vista Alegre do Prata, Grabriel Pontalti.
É por isso que na última terça-feira, dia 16, os jovens estudantes do 6º ano da Escola Estadual Monsenhor Peres receberam noções de conservação do solo e instrução sobre coleta e interpretação das análises de solo. Esta aproximação com a escola é o primeiro passo para integrar o colégio com o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água.
"Estamos planejando algumas visitas a propriedades rurais e atividades práticas com os alunos ao longo do ano e a Emater/RS-Ascar sempre foi nossa parceira", comenta a coordenadora pedagógica da escola, Ironi Guedes Parisotto.
Segundo a professora Marilice Fabris, algumas práticas simples podem ser utilizadas em casa e mesmo os alunos urbanos demonstram interesse nas relações entre agricultura e preservação ambiental.
Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, a avaliação do trabalho é muito positiva.
"É gratificante poder contribuir com a educação dos jovens, eles realmente gostam de ver o conteúdo das aulas de ciências aplicado em situações reais e muito próximas do ambiente que vivem", conclui Pontalti.
Comentários