RS deve ter maior produção de trigo da história na Safra de Inverno 2022
Com aumento na área plantada, são esperadas 3,9 milhões de toneladas do cereal
Foto: Reprodução/Canva
O Rio Grande do Sul deverá colher a maior Safra de Inverno agora em 2022, com uma perspectiva de produção total de cinco milhões de toneladas de grãos. É um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior, sendo: 3,9 milhões de toneladas de trigo, 870 mil toneladas de aveia branca, 108 mil toneladas de cevada e 91 mil toneladas de canola.
Essa é a estimativa inicial que foi divulgada nesta terça-feira, 07/06, no Café para Imprensa, uma coletiva virtual híbrida da Emater e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O evento contou com a presença do assessor especial da Seapdr, Paulo Roberto Silva; do presidente da Instituição, Edmilson Pelizari, e dos diretores administrativo e técnico, Lino Hamann e Alencar Rugeri, que fez a apresentação dos dados.
De acordo com o levantamento compilado pela gerência de planejamento e levantado pelos escritórios municipais entre os dias 11 e 23 de maio, as produtividades iniciais são baseadas na tendência apresentada pelas médias registradas ao longo dos últimos dez anos.
Rugeri destaca que, apesar do trigo estar na expectativa de ser a maior safra desde 2011 - com um aumento estimado de 12,53% na produção, pela tendência, a produtividade média deverá ficar 2,17% menor em relação ao ano anterior. A área cultivada com trigo deve crescer cerca de 15% no comparativo com os anos anteriores.
A segunda maior safra do trigo do Rio Grande do Sul foi exatamente a anterior, em 2021, com produção de 3,5 milhões toneladas, e a terceira maior em 2013, com 3,3 milhões de toneladas. Portanto o Rio Grande do Sul deve ter a sua maior produção de trigo da história agora, na Safra de Inverno 2022.
Comentários