Inoculação de sementes de soja é realizada em Vista Alegre do Prata
Participaram aproximadamente 10 pessoas, entre agricultores e operadores de máquinas da Prefeitura
A Emater/RS-Ascar promoveu uma Demonstração de Método de Inoculação de Sementes de Soja em Vista Alegre do Prata, na última quarta-feira, dia 30, na propriedade do agricultor Adair Zecca, na comunidade de São Liberal. Participaram aproximadamente 10 pessoas, entre agricultores e operadores de máquinas da Prefeitura.
A inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante.
No encontro foram debatidas as dificuldades para realizar a inoculação das sementes de soja, pois a grande maioria das propriedades não dispõe de equipamentos para isso. Como os inoculantes são produtos à base de bactérias dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium, devem ser aplicados no máximo 18 horas antes do plantio, tornando ineficiente a inoculação nas empresas vendedoras de sementes, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gabriel Pontalti.
Outro ponto importante comentado foi a interação entre o inoculante e o tratamento de sementes com agrotóxicos e adubos à base de cobalto e molibdênio, devendo ser a inoculação realizada após o uso desses produtos.
A inoculação das sementes de soja é uma prática relativamente barata e com resultados comprovados principalmente em áreas novas ou onde a soja não entra na rotação há alguns anos. Porém, recomenda-se a inoculação a cada cultivo, visto que as bactérias inoculantes endêmicas, ou seja, presentes no solo, não possuem a mesma eficiência das cepas selecionadas presentes nos inoculantes. Estudos mostram ganhos de rendimento de 4,5 até 8% com o uso anual de inoculantes e de até 22% em áreas novas, ressalta Pontalti.
A ação faz parte do trabalho Lavoura de Resultado, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, visando o uso racional de insumos e agrotóxicos, mantendo produtividade e reduzindo custos.
Comentários