Embalagens vazias de agrotóxicos ganham destino correto em Cotiporã
A partir desta terça-feira (03) até o dia 05 de maio, a Emater/RS-Ascar realiza mais uma edição da Campanha de Recolhimento das Embalagens Vazias de Agrotóxicos no município de Cotiporã. A ação tem como objetivo promover a conscientização quanto ao descarte ambientalmente correto dos recipientes.
O produtor deverá estar presente no momento da coleta, nos horários marcados, tendo junto o Talão de produtor, pois será emitido o comprovante da entrega. As embalagens deverão estar limpas, ou seja, tríplice lavadas, furadas e secas. Devem estar contadas por volume (quantas 250 ml, de um litro, de cinco litros, de 10 litros e de 20 litros).
A coleta acontecerá com qualquer tempo e o ponto de recolhimento é nas sedes das comunidades (em frente ao Salão).
Atenção para o calendário:
03 de maio:
- 08:30h : Em Nossa Senhora do Rosário e em Sagrado Coração de Jesus
- 09:30h: Em São Casemiro
- 10:30h : Em Santa Lúcia
- 13:30h : Em São Valentim
- 15:30h: Em Nossa Senhora de Caravaggio
- 16h: Em Santo Antônio
04 de maio:
- 8:30h: Em Nossa Senhora dos Navegantes
- 10h: Em São Pedro
- 10:30h: Em Monte Bérico
- 13:30h - Em São Roque
- 14h: Em Santa Cruz
- 15h: Em Lajeado Bonito
- 16h: Em Nossa Senhora Pedancino
05 de maio:
- 8h: Em São Vicente e na Zona Marin, partindo do Sr Moacir Scussel e dirigindo-se para a Linha Independência até a propriedade do Sr. Daicir Balotin. Aguardar em Frente às residências.
- 14h: Em Santos Anjos.
-15h: Em São Brás
-15:30h: Em São João
-16:30h - Em Nossa Senhora da Pompéia
Produtores de São Marcos levam em Nossa Senhora do Rosário. Produtores de São Judas levam em Monte Bérico. Produtores de São José e da Estrada Geral Para Dois Lajeados levam na Cooperativa Santa Clara.
Para as comunidades em que a Coleta é feita pela Cooperativa Santa Clara, esta será realizada no dia 09 de maio, iniciando às 8:15h em Monte Bérico dos Conte, 9:45h em Santo Antônio dos Moro, 10:15h em Nossa Senhora do Carmo e às 11h em São Caetano.
A Emater ainda realiza algumas recomendações aos produtores:
- As embalagens não podem ter produto dentro e elas já serão separadas direto nas comunidades como nos anos anteriores: assim que são recebidas, passarão por triagem e preparadas para serem enviadas a recicladora.
- As tampas precisam estar separadas, devem ser contadas e colocadas em uma sacola plástica.
- As embalagens de cinco, 10 e 20 litros podem ser só separadas. Já as embalagens de litro e frascos devem estar em sacos.
- As embalagens flexíveis (os saquinhos) têm que ser contadas e devem ser ensacadas em sacolas especiais (bags), que são transparentes, e podem ser adquiridas nas cooperativas ou nas lojas que comercializam os agrotóxicos. Isto é uma exigência da Lei. Nos bags já tem o lugar para escrever o nome, o endereço e o número de embalagens vazias que o produtor está devolvendo.
- As caixas de papelão devem ser desmanchadas, amarradas e contadas.
- As embalagens de adubos foliares devem ser descartadas no lixo seco.
- É importante esclarecer, que se as embalagens não estiverem nas condições citadas e se o produtor não estiver lá com o talão, elas não serão recolhidas.
Comentários