Emater festeja 60 anos de extensão rural com Café Solidário
Instituição está presente em 494 municípios gaúchos
Nesta terça-feira, 2 de junho, a Ascar comemora 60 anos de fundação. Para celebrar a data, a Instituição promove nos 494 municípios em que está presente um Café Solidário aos seus colaboradores e parceiros.
Também está prevista a divulgação de informações que mostram o desenvolvimento da agricultura familiar e do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul ao longo destas seis décadas, com destaque para os principais programas e ações em que a Emater/RS-Ascar esteve envolvida, como a Operação Tatu ou Revolução Branca, por exemplo, que preconizava a aplicação de calcário para a melhoria da acidez e da fertilidade do solo.
A Instituição mostrará ainda a evolução no número de produtores atendidos e as principais atividades às quais os agricultores familiares se dedicam nas cidades atendidas pelos profissionais.
“Levamos políticas públicas e desenvolvimento a mais de 220 mil famílias rurais, especialmente às mais pobres, em locais remotos em que muitas vezes só o extensionista chega com a inovação, o crédito rural e políticas sociais, garantindo a permanência do homem, da mulher e do jovem no campo”, explica que diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, que está há 37 anos na Instituição.
Ouça o áudio e saiba o trabalho desenvolvido em cada um dos escritórios da Emater nos municípios da região, durante conversa com Edmílson Simonatto de Veranópolis, Aírton de Almeida de Fagundes Varela, Valfredo Reali de Cotiporã e Maria Tereza Lowe de Vila Flores.
Comentários