Cotiporã inaugurou primeira queijaria familiar do município
Agroindústria M&M está localizada na comunidade de Santa Cruz
A primeira queijaria de Cotiporã, a M&M (Marcon e Marcolin), foi inaugurada na sexta-feira, 29 de maio, na comunidade de Santa Cruz, onde a família reside desde a década de 1950.
A Emater/RS-Ascar e a Prefeitura foram as responsáveis pela condução de todo o processo, que envolveu desde o incentivo para a implantação do negócio até a sua legalização, passando por ações como o cadastro no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, o licenciamento ambiental, a potabilidade da água e o projeto de crédito, entre outras.
O trabalho de produção e processamento do leite envolve seis pessoas da família, sendo três jovens. Atualmente, a família produz aproximadamente 700 litros de leite, sendo que toda a produção será industrializada na propriedade, resultando numa produção de 70 Kg de queijo colonial por dia, que será comercializado no município.
A família pretende incrementar a produção até atingir dois mil litros de leite por dia, capacidade de processamento da queijaria. Para isso, o agrônomo da Emater/RS-Ascar de Cotiporã, Valfredo Reali, explica que eles estão buscando a ampliação e o melhoramento do plantel e investindo em qualificação. Um dos jovens já fez cursos de bovinos de leite, dieta para vacas leiteiras e inseminação artificial nos Centros de Formação da Emater/RS-Ascar.
A queijaria é a segunda agroindústria do município, que já contava com uma de embutidos. Durante a inauguração, que contou com a presença de autoridades locais e da região, ocorreu a assinatura dos alvarás sanitário e de funcionamento.
O empreendimento também resultou na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que irá fiscalizar a agroindústria, possibilitando que o município controle a fabricação dos alimentos de origem animal, garantindo sua qualidade e procedência.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater
Comentários