Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Praças, parques e espaços públicos de Caxias do Sul terão fiscalização redobrada para evitar aglomerações

por Isadora Helena Martins

Órgãos de segurança e fiscalização estarão mobilizados durante todo o final de semana na Operação Dispersão

Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

Com o intuito de evitar aglomerações em parques, praças e espaços públicos de Caxias do Sul, no final de semana que promete ser de tempo firme e temperaturas agradáveis, a Prefeitura juntamente com órgãos de segurança vai intensificar a fiscalização.

A Operação Dispersão, que vai ocorrer neste sábado e domingo, das 14h às 20h, busca garantir que os cidadãos caxienses cumpram o decreto municipal nº 21.054 que proíbe a utilização dos parques e praças aos finais de semana, bem como o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. Conforme o titular da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), Hernest Larrat dos Santos, o objetivo é evitar pontos de aglomeração a fim de controlar o avanço do coronavírus no município. “A gente quer resguardar a vida da nossa comunidade fazendo com que não haja esse tipo de aglomeração. E quando houver, em casos em que a própria comunidade denuncie pelo número 153, nós vamos com as nossas equipes para operacionalizar a dispersão dessas pessoas”.

O Parque Cinquentenário, o Ecoparque e o Jardim Botânico estarão com os portões fechados para evitar o ingresso das pessoas. Os locais abertos e que costumam registrar aglomerações como o Parque dos Macaquinhos e o Parque da Lagoa do Rizzo contarão com a presença de soldados do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3ª GAAAE), que instruirão as pessoas para retornarem para suas casas. “Essa vai ser a parte do 3º GAAAE, as nossas equipes da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria do Urbanismo e Guarda Municipal vão atuar diretamente no patrulhamento e na dispersão quando as pessoas não respeitarem”. O secretário também salientou que quem descumprir o decreto pode ser responsabilizado criminalmente: “Nós pedimos para as pessoas não acessarem, o decreto deixa claro, é crime contra a saúde pública”.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Larrat ainda salientou que as equipes de fiscalização estão atentas às redes sociais e às denúncias da comunidade quanto às festas clandestinas. Ouça a entrevista completa AQUI.

A Operação Dispersão terá a participação da Guarda Municipal, Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Fiscalização de Trânsito, com apoio dos órgãos de segurança. Denúncias sobre aglomerações podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

O decreto municipal está em vigor independente da bandeira em que o município se enquadra do Modelo de Distanciamento do Governo do Estado.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais