Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Operação Black Friday: ação de Sindilojas Caxias e Brigada Militar vai até dia 30 de novembro

por Clayton Camargo

Parceria tem objetivo de reforçar segurança no comércio

Foto: Clayton Camargo/ Tua Rádio

A edição de 2024 da Operação Black Friday teve início no dia 14 de novembro, após evento de lançamento realizado pelo Sindilojas Caxias, em parceria com a Brigada Militar. A ação tem como objetivo reforçar o policiamento na região central de Caxias do Sul (RS) até o dia 30 de novembro, garantindo a segurança de comerciantes e consumidores durante esse período de compras e de pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Representando o Sindilojas Caxias, a 1ª vice-presidente, Márcia Costa, afirmou que essa iniciativa ocorre em um período em que a movimentação econômica da cidade aumenta, com relação ao comércio. “A operação traz um reforço na segurança para o consumidor na hora das compras e para o comerciante na oferta dos seus produtos, principalmente em relação àqueles pequenos furtos”, comentou Márcia, que agradeceu às autoridades presentes.

Na oportunidade, o Tenente Coronel Ricardo Vargas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentou diversas orientações de segurança que podem prevenir e minimizar o grau de vulnerabilidade do público. Além de medidas básicas em casos de assalto, como não reagir, evitar gestos bruscos, procurar manter a calma e comunicar a Brigada pelo número 190, também apontou dicas relacionadas a assaltos na residência, via pública, em bancos e caixas eletrônicos, durante o momento de compras, em dia de pagamento ou estando com crianças.

Comandante Vargas citou alguns números referentes à produtividade do 12º BPM, de 1º de janeiro a 9 de novembro de 2024, onde constam 33.848 pessoas abordadas, 11.361 ocorrências atendidas, 7.901 veículos fiscalizados, 307 foragidos recapturados, 2.224 prisões em flagrante, 147 armas apreendidas, 233 veículos recuperados e 75 menores apreendidos, além da redução em 51% nos homicídios nos últimos seis meses.

Ainda, o Comandante do 12º BPM falou sobre o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG RS), uma lei de incentivo à segurança pública inédita no Brasil, instituída em 2018, que possibilita que empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul direcionem recursos referentes a valores correspondentes ao ICMS a recolher para o setor. 

Até o momento, foram adquiridos, por meio desse programa, 10 veículos Corolla Cross e 16 motocicletas, além de mais três caminhonetes Hilux para a força tática e motocicletas, por meio do convênio feito com a Festa da Uva. “Com certeza iremos estruturar não somente a questão do efetivo, mas também o reaparelhamento. Nossa rede rádio de comunicação também recebeu um forte investimento do Governo do Estado, onde passamos para banda digital, o que nos garante uma segurança melhor de informação. Agradeço diretamente a todos os comércios e indústrias que colaboram com o que PISEG RS, porque esse percentual do ICMS tributado é revertido na compra de material.”

De acordo com o Vargas, serão utilizados policiamento com cães, motocicletas, Força Tática, efetivo administrativo do 12º BPM e ônibus de monitoramento da Guarda Municipal, que estará na Praça Dante Alighieri.  “Uma ampliação do efetivo está vindo para Caxias do Sul, onde 79 pessoas chegarão já na próxima semana e participarão diretamente da operação. O objetivo, além de reduzir os indicadores, é ter essa proximidade com os policiais da Guarda Municipal, da Brigada e da Polícia Civil, levando maior sensação de segurança a todos, que é muito importante”, salientou.

O Comandante da Guarda Municipal (GM), César Leandro Soares, esteve presente no evento representando a Secretaria Municipal de Segurança. Ele reafirmou que a entidade está à disposição da população de Caxias do Sul, lembrando que, em qualquer situação de crime com que alguém se depare, o 153 é o número de emergência da GM. O 12º BPM disponibiliza o WhatsApp (54) 98414.1178 para denúncias.

A Operação Black Friday também conta com o apoio das entidades CDL Caxias, CIC Caxias e Sindigêneros Caxias, além da participação de órgãos de segurança como Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e CRPO Serra, Guarda Municipal e da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, de Transportes e Mobilidade Urbana.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais