Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caxias do Sul é contemplada com recursos do governo do RS para fortalecer o Centro de Referência da Mulher

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Município vai receber R$ 65 mil para investir em estrutura e formação para qualificar atendimentos

Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

Visando fortalecer as políticas públicas de proteção à mulher em todo o Rio Grande do Sul, o governo do Estado está disponibilizando recursos a 25 municípios que possuem Centro de Referência da Mulher para fortalecerem os serviços. A cidade de Caxias do Sul está entre as contempladas com R$ 65 mil liberados por meio do projeto Rede de Proteção da Mulher.

Conforme a diretora de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, o recurso pode ser investido conforme a necessidade do município. “Esse recurso vai diretamente para o Centro de Referência da Mulher. Também pedimos que dentro desse projeto o município ficasse livre para investir aonde achasse melhor. Se o município acredita que é melhor investir em capacitação ou investir em equipamentos ele pode, desde que depois preste contas, porque vai ter fiscalização”, explicou.

Bianca também destaca a importância do fortalecimento do serviço prestado pelos Centros de Referência dentro dos municípios como uma das principais ferramentas de prevenção ao feminicídio. “Estamos conseguindo reduzir todos os índices de criminalidade, mas os números de feminicídio estão aumentando. Se investe muito na questão da segurança e da punição, mas se investe pouco na prevenção e no enfretamento. Por isso, precisamos de mais Centros de Referência da Mulher, porque nesses locais conseguimos acolher essas mulheres, conscientizá-las e tirar muitas desse ciclo de violência evitando o feminicídio”.   

Referente à Caxias do Sul, a diretora de Políticas para as Mulheres do RS afirmou que o município entra entre os que registram mais casos de violência doméstica, que acabam sendo mais denunciados por conta da existência da Rede de Proteção à Mulher. “Caxias do Sul está entre os 23 municípios com maior índice de violência doméstica. Mas eu faço uma ressalva que o município tem um trabalho bom, de muitos anos, uma rede muito estruturada com a Coordenadoria, Centro de Referência, Delegacia da Mulher, um Fórum maravilhoso que desenvolve o projeto Hora que trabalha com os agressores. Então, Caxias é mobilizada e atuante e isso também faz com que as mulheres busquem mais ajuda e denunciem mais”.

Os municípios que aderirem ao projeto Rede de Proteção da Mulher devem fazer uma contrapartida que varia entre 20% e 30% do valor que será destinado pelo Estado. Além da distribuição dos recursos, o governo do Estado também está oferecendo suporte para municípios que têm interesse em implantar um Centro de Referência da Mulher.

 O valor que será repassado é proveniente do Programa Avançar, do governo do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais