Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

12º BPM comunica aos vereadores estudos pela retomada do policiamento comunitário

por Clayton Camargo

Segundo o comandante Vargas, o planejamento inicial teria três unidades, contemplando áreas central, norte e da BR-116

Foto: Leonardo Iob

Mais um passo pela retomada do policiamento comunitário, em Caxias do Sul, foi dado a partir de reunião pública da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, presidida pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (1º/06), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. O serviço está interrompido desde 2020, sendo que, desde 2018, encontra-se paralisado o convênio com a Prefeitura, parceria que viabilizava o projeto.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, anunciou que um estudo se encontra em conclusão, a fim de, no mínimo, garantir três companhias com planejamento territorial, contemplando as áreas central, norte (arco desde o Serrano até o Shopping Villagio Caxias) e da BR-116 (sentido à direita). A partir desse planejamento, conforme ele, será possível delinear o próprio aumento de efetivo e de infraestrutura, para atender à nova demanda.

O presidente da comissão reiterou que o principal mérito do projeto passa por aproximar o policial militar da comunidade de atuação, onde o oficial reside e vivencia o cotidiano da população atendida. 

De acordo com o vereador, num primeiro momento, a retomada do policiamento comunitário deveria abranger cinco regiões específicas: Galópolis, Fazenda Souza, Desvio Rizzo, Forqueta e Zona Norte. Sugeriu, ainda, que o critério balizador levasse em conta os índices de criminalidade. Reivindicou, também, a volta do auxílio-permanência do Estado aos brigadianos que atuarem no projeto.

A pauta contou com o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Dambrós, dos secretários Flavio Cassina (Governo Municipal) e Paulo Roberto Rosa da Silva (Segurança Pública e Proteção Social) e outras autoridades presentes à reunião de hoje.

Além do vereador-presidente Alexandre Bortoluz/PP, integram a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PTB.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais