Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Caxias do Sul investe 25,38% da receita municipal em saúde, quase o dobro do mínimo exigido

por Alice Corrêa

Em audiência pública, Secretaria da Saúde destaca avanços no atendimento e aumento na distribuição de medicamentos, apesar de desafios enfrentados devido aos alagamentos e queda no sistema

Foto: Cristiane Barcelos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou nesta quarta-feira (30/10) o relatório de gestão referente ao segundo quadrimestre de 2024, durante audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

A titular da pasta, secretária municipal Daniele Meneguzzi, destacou que o Município segue realizando a aplicação de recursos em saúde acima do mínimo exigido, que é de 15%. No segundo quadrimestre foram aplicados 25,38% da receita municipal (o que representa R$ 250 milhões), quase o dobro do mínimo exigido. Daniele também detalhou que, no comparativo entre receitas e despesas, a segunda maior fatia coube ao município, que cobriu 46% das despesas; o governo federal cobriu 49% e o estadual, 5%.

A produção realizada pela pasta no quadrimestre foi detalhada pela diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), Marguit Meneguzzi, que apontou que já no segundo quadrimestre a SMS se aproxima de alcançar grande parte das metas estabelecidas para todo o ano de 2024. No entanto, tanto ela quanto a secretária, ponderaram que a falta de acesso a sistemas em maio, devido ao alagamento da Procergs em Porto Alegre, que tirou do ar alguns sistemas em Caxias, dificultou o abastecimento de informações, o que prejudica a contabilização dos atendimentos, que prosseguiram normalmente.

Marguit destacou o alto número de hemocomponentes fornecidos pelo Hemocs (13.009), quase o dobro do quadrimestre anterior (7.059), o que atesta o grande esforço realizado e o atendimento da comunidade ao pedido para dar suporte a hemocentros de demais regiões do Rio Grande do Sul. Também destacou o alto número de medicamentos, fraldas e outros materiais fornecidos pela assistência farmacêutica, todos superiores ao quadrimestre anterior: entre os três itens, foram 23.932.811 itens distribuídos, 551 mil a mais do que no quadrimestre anterior. Outros serviços que obtiveram aumento expressivo foram as visitas de agentes comunitários de saúde (3,2 mil a mais), atendimentos do Consultório na Rua, que mais do que dobraram (de 2.004 para 4.291), entre outros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais