Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Dia do Coração reascende debate sobre a relação da saúde bucal na prevenção de doenças cardiovasculares

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Estudos mostram que 45% dos problemas cardiovasculares têm origem na saúde bucal, com diagnósticos que incluem endocardite infecciosa e acidente vascular cerebral

Foto: Divulgação

As principais doenças bucais, como cárie e doença periodontal, são condições que envolvem processos inflamatórios e infecciosos, e podem levar à perda dentária. Em seus estágios mais avançados, essas doenças podem impactar o organismo como um todo, inclusive o sistema cardiovascular. Dados do Instituto do Coração (Incor), de 2019, revelam que cerca de 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos têm origem em problemas bucais. Isso ocorre porque bactérias envolvidas nestas doenças podem entrar na corrente sanguínea através dos tecidos inflamados, desencadeando complicações vasculares graves, como doenças coronárias, endocardite infecciosa e AVC. 

O dentista e especialista em Saúde Coletiva da Neodent, João Piscinini, concedeu entrevista quando ampliou o assunto. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais