Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

XIII Seminário Nacional de Prevenção ao HIV discute estratégias para reduzir número de infectados

por Ivan Sgarabotto

Enquanto epidemia de Aids diminui no mundo, cresce no Brasil o número infectados

XII Seminário de Prevenção 2014 em Porto Alegre
Foto: Divulgação / Arquivo

De 02 a 04 de outubro, será realizado o XIII Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, no Auditório Dom Helder Câmara (Rua Tomás Edison, 212 – ao lado da Igreja Santo Antônio do Partenon), em Porto Alegre\RS. O evento é promovido pela Pastoral da Aids, com o apoio da Casa Fonte Colombo – Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva – HIV e da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Estef, ambas instituições mantidas pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer as práticas tendo em vista a qualificação das ações dos inúmeros agentes atuando em todo o Brasil, bem como, os atuais números da epidemia. Neste sentido, o Seminário que segue o tema “Ainda não chegamos: o permanente desafio da prevenção”, pretende analisar a atual conjuntura do enfrentamento da Aids, debruçando-se sobre: a experiência da medicalização, suficiência da rede de atenção, papel da rede básica, superação da “ditadura do preservativo”, incorporação de novas tecnologias, papel das organizações da sociedade civil e compreensões da sexualidade.

Entre os convidados está Dr. Fábio Mesquita, diretor do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (Ministério da Saúde); Maria Clara Gianna, coordenadora da Política de Aids em São Paulo (CRT DST/Aids-SP); Veriano Terto, Jr. docente no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) e membro da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); Rubens Duda, do Programa Municipal de DST e Aids de São Paulo; Luiz Carlos Susin, frei capuchino, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, é professor na PUCRS, Ricardo Charão, teólogo, historiador e ex-coordenador estadual de DST/Aids do Rio Grande do Sul e Dom Eugênio Rixen, bispo-presidente da Pastoral da Aids.

O seminário terá três grandes conferências com os temas: “Evidências da eficácia da estratégia ‘testar e tratar’ no Brasil”; “Como equacionar prevenção em populações-chave e população em geral?” e “Como tratar a sexualidade para impactar na prevenção do HIV?”

Segundo frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral da Aids, este é um evento que ocorre anualmente sobre os desafios que a epidemia apresenta no campo da prevenção.

Para frei Luiz Carlos Lunardi, assessor da Pastoral da Aids, o seminário traz novamente a preocupação da prevenção e quer conscientizar e comprometer os agentes no engajamento e na disseminação de informação correta e segura para a prevenção. O momento também será de integração, celebração e compromisso para as equipes de pastoral espalhadas nas dioceses do Brasil.

De acordo com o assessor, a novidade que o seminário quer trabalhar é reafirmar aos agentes de pastoral, lideranças do movimento social e gestores que estarão presentes, que ainda se faz necessário investir na prevenção e que precisamos urgentemente dialogar - gestão, sociedade civil, serviços e sociedade - na busca de unidade e consenso para um eficaz enfrentamento do HIV e da Aids” em sintonia com o apelo expressado na carta do Papa Francisco enviada à 8ª Conferência da Sociedade Internacional da Aids, em julho, no Canadá. “É urgente a união de esforços de todos os setores sociais”, reforça.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais