Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal é lançado em Caxias
Projeto de lei objetiva identificar os índices de mortalidade e verificar os aspectos ligados à assistência
Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 29, no Salão Nobre do Centro Administrativo, o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. O projeto de lei, de autoria do Executivo, objetiva identificar os reais índices de mortalidade materna, infantil e fetal; verificar os aspectos ligados à assistência pré-natal, ao parto, ao aborto, incluindo aspectos institucionais, sociais, econômicos e culturais; pesquisar e identificar as principais causas e assessorar instituições sobre a temática.
Na ocasião, o Prefeito Alceu Barbosa Velho entregou a portaria de nomeação aos 11 membros titulares e suplentes integrantes do Comitê, parabenizou às equipes da Secretaria da Saúde pelo trabalho realizado e ressaltou que a rede de saúde do Município é de excelência.
O diretor de Políticas e Programas de Saúde e diretor técnico da Atenção à Saúde da Mulher, Dino de Lorenzi, apresentou os índices de nascimentos e mortalidade materno, fetal e infantil de Caxias do Sul, traçando um comparativo com o observado no Brasil. Para ele, tais taxas de mortalidade se constituem em indicadores importantes de avaliação de um sistema de saúde, refletindo a sua organização, grau de investimento, eficiência e efetividade. Segundo informações repassadas, em 2014, foram registrados três óbitos maternos, 49 fetais e 78 infantis. Nesse mesmo ano, foram registrados 6.351 nascidos vivos em Caxias do Sul.
O referido Comitê visa mobilizar atores e instituições envolvidas na assistência materno-infantil na redução das taxas de mortalidade, além de identificar e analisar os referidos casos, classificando-os em evitáveis ou inevitáveis e, principalmente, propor medidas de prevenção, incluindo medidas educativas/informativas, bem como assistenciais.
Para isso, as estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal consiste em confeccionar um novo cartão da gestante, promover capacitações, parcerias e material informativo sobre o pré-natal, mais aproximação técnica com maternidades e idealizar o Programa de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil e qualificação da assistência materno-infantil – Projeto PROVIDA Caxias.
Fazem parte do Comitê as seguintes instituições: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Caxias do Sul, Faculdade Fátima, Faculdade da Serra Gaúcha, Conselho Regional de Medicina, todos os hospitais do Município, a Secretaria Municipal da Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Procuradoria-Geral do Município.
Conheça os empossados:
Hospital Pompéia
T: André Chiaradia
S: Mônica Camazzato Madeira
Hospital Virvi Ramos
T: Anselmo Gallio
S: Valéria Scur
Hospital Unimed
T: Monica Lopes de Oliveira
S: Bianca Lessa
Hospital Geral
T: Fernanda dos Santos Grossi
S: Breno Fauth de Araújo
Hospital Saúde
T: Daiane Todeschini
S: Lurdes Menegola
Hospital do Círculo
T: Lidiane Basso Bertolini
S: Mariutcha Castro Freitas
SMS
T: Dino Roberto Soares De Lorenzi
S: Cláudia Patrícia Malta Panno de Oliveira
Conselho Municipal da Saúde
T: Deise Vieira
S: Maria Neli Oliveira
Procuradoria Geral do Município
T: Liana Danna Letti
S: Ana Paula da Costa
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
T: Márcia Regina Maradona Rosa
S: Ágata Maria Tonietto
FSG
T: Nelson Felipe de Vargas
S: Valeria Alves Paz Forner
Faculdade Fátima
T: Elizete Schmidt Colognese
S: Maicon Zanadrea
UCS
T: Rosangela Boff
S: Tanara Leonardelli Michielin
Comentários