Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Por falta de repasses, UTI deixará de receber pacientes em Vacaria

por Rudimar Galvan

Anúncio foi feito nesta semana

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul, anunciou que deixará de receber pacientes a partir de quinta-feira (30), justificando falta de repasses do governo estadual. Na segunda-feira (27), cerca de 2,5 mil pessoas se reuniram em frente à prefeitura da cidade para se manifestar contra o fechamento do setor.

O Hospital Nossa Senhora da Oliveira possui a única unidade de tratamento intensivo de Vacaria, responsável por atender nove municípios da região. O diretor administrativo do hospital, Edson Izolan, informou que outros serviços podem ser reduzidos, caso uma solução não seja tomada a curto prazo. Segundo a administração da casa, o valor em atraso ultrapassa R$ 3 milhões.

“Se torna inviável”, disse Izolan, que avisa que outras unidades do hospital podem ser afetadas. "Há outros serviços que nós temos que discutir e reduzir ofertas caso não haja solução a certo prazo".

O prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri, aponta que umas das soluções imediatas é solicitar mais receita das prefeituras que usam os serviços do hospital. "Cada município conveniado manda uma quantia de recursos proporcionais por mês. Cada um vai ter que ajudar com mais, mesmo que já apliquem em saúde mais do que o recomendado", afirmou Poltronieri. Mas as prefeituras afirmam que não têm como arcar com novos custos.

Com a unidade fechada, os pacientes devem ser encaminhados para outros hospitais. O local mais próximo com unidade de tratamento intensivo fica em Caxias do Sul, a 100 quilômetros de Vacaria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais