“Eu não tenho mais pernas” afirma prefeito caxiense sobre auxílio para os hospitais
Alceu Barbosa Velho esteve em Porto Alegre nesta quarta em busca de mais recursos
O prefeito Alceu Barbosa Velho esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira, 29/6, buscando recursos estaduais para auxiliar na manutenção dos atendimentos hospitalares através do SUS em Caxias do Sul. Alceu conversou com representantes do segundo escalão de Secretaria Estadual da Saúde. Há cerca de um ano a prefeitura direcionou verbas suplementares para os hospitais caxienses, mas agora não tem condições de continuar.
Sobre os posicionamentos do secretário estadual da saúde, João Gabardo, de que o estado estaria cumprindo com suas obrigações nos repasses à saúde e que os hospitais deveriam limitar os atendimentos, o prefeito diz concordar com as cobranças feitas pela Federação das Santas Casas, liderada por Francisco Ferrer, mesmo que as deficiências ocorram pela defasagem da tabela SUS.
Sobre a demanda encaminhada o prefeito diz ter esperança de avanços, mas ainda sem resultados concretos. Caxias também conta com a parceria de cerca de 30 municípios da região que repassam recursos para os atendimentos de média e alta complexidade de seus cidadãos realizados na cidade.
Comentários