Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias do Sul registra mais dois casos importados de dengue

por Daniel Lucas Rodrigues

Pacientes foram contaminados em Foz do Iguaçu (PR)

Foram identificados dois novos casos importados de dengue em Caxias do Sul. Um dos casos é de uma moradora do bairro Nossa Senhora do Rosário, que viajou para Foz do Iguaçu (PR) em fevereiro de 2016. Ela foi atendida no Pronto Atendimento 24 Horas com sintomas de febre, dores de cabeça, nas articulações e abdominais. O quinto caso importado de dengue é de um paciente proveniente do Paraguai, que mudou-se recentemente para o Município, mas também contraiu a doença em Foz do Iguaçu. O paciente, que reside em Vila Cristina, também foi atendido no PA 24 Horas com sintomas de dores de cabeça e nas articulações e ardência nos olhos.

Nos dois casos, foram realizadas as coletas de material para exame e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (LACEN), que confirmou os diagnósticos.

Nesses casos, ainda quando existe apenas a suspeita de alguém com a doença, a Vigilância Ambiental realiza um trabalho de vistoria nos locais próximos de onde mora o paciente contaminado, para combater o mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, evitar a contaminação do mosquito. Após a confirmação do diagnóstico, será realizado um tratamento com dedetizador, para evitar a proliferação do mosquito adulto na região.

Os agentes de endemias avisam previamente os domicílios onde será feito o tratamento com dedetizador. Confira abaixo algumas informações sobre a aplicação de inseticida:

- a aplicação será nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências;

- portas e janelas devem ficar abertas;

- apartamentos térreos serão visitados apenas se tiverem pátio;

- alimentos como frutas, hortaliças e verduras que estiverem no pátio somente poderão ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação;

- os moradores devem informar aos aplicadores a presença de aves e répteis de estimação como tartarugas, iguanas, entre outros. Estes animais não podem ficar expostos ao inseticida.

Com estes novos caso, em Caxias do Sul já foram identificados cinco casos importados de dengue e um caso importado de febre chikungunya.

A Vigilância Ambiental informa ainda que, no período de 21 a 24 de março, foram analisadas 147 amostras de larvas no Laboratório de Entomologia, nenhuma positiva para Aedes aegypti.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais