Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Consultor no tratamento à dependência química revela que quase 70% dos moradores de Rua de Caxias são usuários de álcool e outras drogas

por Eduardo Borile Junior

De acordo com o consultor, o consumo de bebidas alcoólicas, nas festividades de final de ano, ainda acontece, pois, sendo uma droga lícita, os pais não veem o álcool como uma droga.

Dilon Borges também afirmou que houve um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas, em Caxias do Sul, neste ano.
Foto: Acervo Pessoal | Facebook Divulgação

As festas de Final de Ano são momentos de confraternização com a família e amigos. As bebidas alcoólicas, geralmente, fazem parte das festividades e é nessas ocasiões que os menores de idade têm a oportunidade de consumir, muitas vezes, inclusive, com o consentimento dos próprios pais. Conforme consultor no tratamento à dependência química, que trabalha como voluntário em diversas entidades em Caxias do Sul, Dilon Borges o álcool é porta de entrada para outras drogas. De acordo com o consultor, o consumo de bebidas alcoólicas, nas festividades de final de ano, ainda acontece, pois, sendo uma droga lícita, os pais não veem o álcool como uma droga (ouça em áudio).

Segundo o consultor Dilon Borges, as estatísticas apontam uma relação entre o consumo de álcool e a drogadição. Conforme Dilon quase 70% dos moradores de Rua de Caxias do Sul são usuários de outras drogas (ouça em áudio). Dilon Borges também afirmou que houve um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas, em Caxias do Sul, neste ano. / Conforme o consultor é possível estabelecer uma relação com o desemprego na região (ouça em áudio).

É válido lembrar que de acordo com a Lei 13.106/15 (sancionada em março de 2015), é crime vender bebida alcoólica para crianças e adolescentes. De acordo com o texto, é proibido vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar a menores bebida alcoólica ou outros produtos que possam causar dependência. A norma prevê pena de 2 a 4 anos de detenção e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação, e medida administrativa de interdição do estabelecimento. Se você tem problemas de alcoolismo na família pode procurar a Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora, a PATNA na Rua Pinheiro Machado, Nº 1.000 ou pelo fone 3222-0876.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais