Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Dia Mundial do AVC: fique atento aos sinais da doença

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Neurologista amplia o assunto em entrevista ao programa Temática hoje

Foto: Divulgação

Neste sábado (29) é celebrado o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), data que visa alertar e conscientizar sobre a doença, que é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil.

Popularmente conhecida como derrame, essa emergência médica acomete cerca de 17 milhões de pessoas por ano no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

A doença ocorre quando há um entupimento ou rompimento nas artérias, que impedem o transporte de oxigênio para o cérebro, provocando lesões.

“Quanto mais tempo essa condição permanece, mais graves são as sequelas, que podem afetar a fala, movimentos e a compreensão. Por isso, o tempo é um fator essencial para a recuperação do paciente”, alerta Asdrubal Falavigna, médico neurologista e vice-reitor da UCS. 

Confira a entrevista completa sobre o assunto concedida pelo especialista ao programa Temática. (áudio acima).

 

 

A saber

Para este ano, a Organização Mundial do AVC tem como foco da campanha as vidas que podem ser salvas a partir da conscientização sobre os sinais da doença. Geralmente, o AVC é identificado por meio de déficits motores e de sensibilidade, além de outros sinais e sintomas neurológicos.

Existem quatro passos simples para auxiliar na identificação de alguns sinais da doença, antes que os prejuízos ocorram. Essas etapas são baseadas no método SAMU, sigla de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e iniciais de quatro palavras que podem salvar vidas:

Sorriso – peça para a pessoa dar um sorriso e veja se um dos lados do rosto está paralisado ou torto;

Abraço – peça para a pessoa dar um abraço e perceba se ela consegue levantar seu braço, caso contrário, ela perdeu a capacidade motora;

Mensagem – peça para a pessoa repetir uma frase ou mensagem e escute se a verbalização está alterada;

Urgente - caso o indivíduo não consiga realizar uma ou mais das ações, vá urgentemente a um pronto atendimento, pois pode ser sinal de AVC.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais