Secretários da saúde preocupados com a renovação do contrato e funcionamento da UTI do hospital de Vacaria
Média e alta complexidade também preocupam os secretários
Foto: arquivo/RD Fátima
Os secretários de Saúde de nove municípios da região estiveram reunidos nesta quarta-feira, 27/07, em Muitos Capões. Também participou do encontro a coordenadora regional de saúde, Solange Sonda.
Uma das preocupações dos secretários é o fechamento da UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, como destaca a secretária de Saúde de Muitos Capões e representante da Comissão Intergestora Regional dos Campos de Cima da Serra, Roberta Costamilan. Ela também informa que os municípios ainda não renovaram o contrato com o Hospital de Vacaria, estando apenas com aditivos desde o mês de junho.
Outra questão que aflige os secretários são os serviços de média e alta complexidade, principalmente com a demora nos atendimentos especializados, como a ortopedia.
A direção do Hospital Nossa Senhora da Oliveira ainda aguarda uma resposta do governo de Estado se haverá ou não a participação financeira para manter o serviço de atendimento na UTI. Recentemente a diretora do Hospital, irmã Adelide Canci, esteve reunida com os secretários Geral de Governo, Carlos Burigo, e da Saúde, João Gabardo, solicitando apoio financeiro, visto que a UTI de Vacaria também atende pacientes encaminhados pela central de leitos do Estado.
Comentários