Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

UBS de Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias, está há um mês sem médico

por Ivan Sgarabotto

Secretaria da Saúde garante que transtorno será solucionado até metade de abril

A comunidade de Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul, está sem médico na Unidade Básica de Saúde desde o final se fevereiro. O clínico geral que atendia na UBS foi chamado para trabalhar em residência médica e, desde então, não teria sido substituído por outro profissional.

A dona de casa Maria Pezzi procurou a reportagem da Rádio São Francisco para relatar o transtorno. Ela precisa de um médico para renovar a receita de um remédio controlado, mas, de acordo com ela, a orientação é procurar o Pronto Atendimento 24 horas, no centro da cidade. Além da distância que precisa ser percorrida, o problema é que o PA 24H estaria alegando que esse tipo de consulta deve ser feita nas Unidades Básicas. (Acompanhe em áudio)

Conforme a subprefeitura, o distrito tem uma população de cerca de seis mil habitantes. Para se deslocar de Santa Lúcia até a região central de Caxias, o morador tem opções: pela Rota do Sol, num trajeto de 43 km, ou pela estrada municipal que passa pelo antigo Pena Branco, num percurso de 28 km.

Nós entramos em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, que se posicionou por meio de nota: “A Secretaria Municipal da Saúde explica que o médico que atendia na UBS Santa Lúcia do Piaí se exonerou no início de março porque passou na residência médica. Outra médica foi chamada por contrato mas não continuou. Nesse período, a Secretaria da Saúde publicou dois editais de contratação. No primeiro, nenhum profissional quis assumir. Agora, após um segundo edital, uma médica será contratada e atenderá na UBS em aproximadamente 15 dias”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais