Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Encerramento da Semana de Doação de Órgãos e Tecidos ocorre com pedalada e abraço ao Parque dos Macaquinhos, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

1.272 pessoas aguardam em lista de espera por algum tipo de órgão no Rio Grande do Sul

Foto: Andressa Gallo

O encerramento da 17ª Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul, ocorre neste domingo, dia 27 de setembro.  O encerramento ocorre exatamente no Dia Nacional de Doação de Órgãos e conjuntamente com o término da 2ª Semana Municipal da Paz.

Para o domingo está programado uma Pedalada pela Paz com saída às 9h em frente à Prefeitura até o Parque dos Macaquinhos onde será realizado um ato ecumênico com apresentações artísticas, culturais e abraço no Parque. Por fim, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, no jogo entre Juventude x Guaratinguetá, haverá distribuição de material informativo para torcedores e imprensa e os atletas presentearão torcedores com camisetas alusivas à campanha. 

Durante toda a Semana, diversas atividades foram realizadas promovidas pelos membros do Comitê, apoiadores e empresas com o objetivo de conscientizar sobre esse ato de amor. Prédios públicos, hospitais e entidades foram iluminados com a cor verde, que é símbolo da doação de órgãos e tecidos. 

Intitulada “Caxias do SIM”, a campanha resgata Caxias do Sul como o Município com maior índice de “sim” para doação de órgãos e tecidos do Brasil quando a família é consultada. Por isso, a Semana tem como foco conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e orientar a comunidade sobre como podem tornarem-se doadores. 

Segundo dados da Central de Transplantes do Estado, atualizada em agosto, 1.272 pessoas aguardam em lista de espera por algum tipo de órgão no Rio Grande do Sul. Destas, 880 aguardam por um doador de rim, 174 por um doador de fígado, 100 esperam por medula óssea, 70 por doador de pulmão, 26 estão em lista por córnea, 13 a espera de um coração e nove aguardam por transplante de rim e pâncreas. 

Existem dois tipos de doares, o doador vivo e doador com morte encefálica. No caso de um doador falecido, o transplante somente ocorre com a autorização documentada de um familiar. Por isso é fundamental que a família saiba sobre o desejo do doador. Podem ser doados por um doador falecido rim, coração, pulmão, fígado, pâncreas e tecidos como córnea, pele e ossos. No caso de doador vivo, qualquer pessoa saudável pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até 4º grau e cônjuges podem ser doadores. Em caso de não-parentes, somente com autorização judicial. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 17ª SEMANA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

27/09 - DOMINGO
Encerramento oficial da Semana: “Pedalada pela paz”, integrada com a 2ª Semana Municipal da Paz.
Horário: 9h
Local: Saída em frente à Prefeitura até o Parque dos Macaquinhos

Ato Ecumênico com apresentações artísticas e culturais e abraço no Parque
Horário: 10h
Local: Parque dos Macaquinhos
Obs: Se chover, as atividades serão canceladas.
 
Missa em homenagem aos doares, familiares de doadores e transplantados
Horário: 11h
Local: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Jogo entre E.C. Juventude x Guaratinguetá
Atletas presentearão torcedores com camisetas; haverá distribuição de material informativo para torcedores e imprensa.
Horário: 16h
Local: Estádio Alfredo Jaconi

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais