Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Tabagismo é causa de câncer e contribui para o surgimento de diversas outras doenças

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Desenvolvimento de problemas cardiovasculares como AVC e infarto, são algumas consequências do fumo

Foto: Freepik

Apesar das campanhas de conscientização dos riscos associados ao tabagismo  e de programas para cessação do tabaco, estimativas mundiais indicam que 1 bilhão de pessoas fumam e que o número de óbitos pode chegar a 8 milhões/ano em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco. Além do câncer de pulmão, o tabagismo  contribui para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares como AVC e infarto, com elevada prevalência no nosso meio. De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo também pode desencadear outros tipos de câncer tais como leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto.

 O oncologista Alexei Peter dos Santos, da Oncoclínicas no RS, destaca que o tabagismo  é uma doença crônica causada pela dependência de nicotina presente nos produtos derivados do tabaco. Isoladamente, é a maior causa evitável de morte precoce no mundo. Em função da dependência da nicotina, o paciente fica exposto a milhares de substâncias tóxicas e cancerígenas liberadas e inaladas conjuntamente no ato de fumar. “Justamente por esta exposição crônica ocorrem o adoecimento e mortes prematuras relacionadas ao tabagismo”. 

 

O médico ampliou o assunto em entrevista ao programa Temática nesta sexta-feira. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).

 

A saber:

1) 29/08 é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo;

2) Evidências recentes apontam que “vapes” podem representar uma ameaça para a saúde ainda maior que os cigarros tradicionais. Os cigarros eletrônicos ganharam popularidade nos últimos anos e as consequências para a saúde são preocupantes: pesquisas do Programa de Tratamento do Tabagismo, do  Instituto do Coração (Incor), apontam que os níveis de nicotina encontrados em usuários do vape equivalem ao consumo de 20 cigarros convencionais por dia. Com teores de nicotina que podem chegar a 90 mg, equivalente a 4,5 maços do cigarro tradicional, há presença de substâncias que intensificam a sensação de prazer e pode levar a uma dependência ainda mais forte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais