UBS Desvio Rizzo promove teatro sobre hepatites, em Caxias
Ação ocorreu em alusão ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais
A Secretaria da Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira, 24, uma peça de teatro sobre as hepatites na sala de espera da Unidade Básica de Saúde do Desvio Rizzo. A ação ocorreu em alusão ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, que é comemorado na próxima terça-feira, 28.
Na ocasião as agentes comunitárias de saúde realizaram o teatro em duas etapas. No primeiro ato a hepatite foi o foco da apresentação. Já no segundo momento, os cuidados para o contágio das hepatites B e C foram o tema. A ação visou informar aos presentes na sala de espera sobre as formas de prevenção e também sobre as orientações e os serviços disponíveis na rede de saúde.
Para prevenir as hepatites deve-se: usar preservativos em todas as relações sexuais, não compartilhar objetos como: escovas de dentes, lâminas de barbear ou de depilar, seringas e agulhas, cachimbos e canudos (caso de usuário de drogas), materiais para fazer tatuagens e piercings; utilizar material de manicure individual ou esterilizado. Contra a hepatite B temos a vacina, gratuita, que faz parte do calendário de vacinas do Ministério da Saúde e foi ampliada para pessoas até os 49 anos.
O diagnóstico é feito através de um exame de sangue, que é específico para identificar o tipo de vírus que está causando a hepatite. Somente com exames de sangue é possível saber se está ou não com alguma das hepatites virais.
No Serviço Municipal de Infectologia, o Ambulatório de Hepatites Virais é o local onde as pessoas com casos confirmados de hepatites B e/ou C recebem atendimento de uma equipe especializada e, se houver indicação, realizam todo o tratamento, que é feito com medicações específicas fornecidas pelo SUS.
O Serviço funciona junto ao Centro Especializado de Saúde, localizado na rua Sinimbu, nº 2.231, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Comentários