Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Quadro de médicos do Pronto Atendimento 24 Horas é ampliado em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Novos médicos para o Pronto Atendimento 24 horas e mais leitos hospitalares estão entre as medidas adotadas pela Secretaria da Saúde para melhorar o atendimento à população

Foto: Luiz Chaves

Nesta sexta-feira, 23, uma médica clínica, com contrato de 33 horas semanais de trabalho, passou a integrar a equipe de profissionais do Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H) de Caxias do Sul. A Secretaria Municipal da Saúde informa que nos próximos dias, outros três médicos clínicos (12h) devem reforçar o atendimento. Também devem ser integrados à equipe dois pediatras (12h) e três técnicos de enfermagem (40h).

Em âmbito hospitalar, a rede pública ganha mais seis leitos clínicos, no Hospital Virvi Ramos. Mais leitos de UTI, com subvenção do município, também serão disponibilizados na próxima semana. Além disso, seguem as tratativas para viabilizar, por meio de contrato emergencial, a substituição dos profissionais que atuam no PA 24H e que se ausentam por motivo de licença maternidade, licença saúde, aposentadoria etc. Este tipo de contrato permitiria a substituição mais rápida dos recursos humanos, trazendo a agilidade necessária para o momento, que é de grande demanda no serviço. A abertura da UPA Zona Norte, cujo prazo está mantido para setembro, também deve ajudar na qualificação do atendimento de urgência e emergência à comunidade.

A secretária da Saúde, Deysi Piovesan, explica que a ideia é transferir das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para o PA 24H alguns profissionais que já sinalizaram esse interesse, e substituí-los, nas UBS’s, pelos novos médicos que estão sendo nomeados.

A secretária lembra que essas transferências não podem ser imediatas e que a população não ficará desamparada nas Unidades de Saúde. “Por mais que estejamos comprometidos em agilizar as nomeações, os novos médicos têm prazo de até 45 dias, a contar da publicação do edital (09/06), para entrar em exercício da função. É um prazo legal que precisa ser respeitado, e não vamos deixar as UBS’s sem médico, não dá para simplesmente tirar de um lugar para colocar em outro”, afirma a secretária.

Neste ano, 48 médicos deixaram a rede de assistência do município, sendo que 27 por encerramento de contratos emergenciais relativos à Administração anterior. O Município já nomeou 26 novos médicos e outros 12 estão com o processo de admissão em andamento neste ano.

Comparando o número de atendimentos deste ano, no PA 24H, com o mesmo período do ano passado, a secretária da Saúde observa que não há aumento significativo da demanda.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais