Hemocs está com estoques de bolsas de sangue em estado crítico
São necessárias doações urgentes dos tipos A+, B-, B+, AB-, O- e O+
O período de férias tem gerado grandes impactos para o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) cujo estoque está em situação crítica.
Diante da iminência do desabastecimento, a instituição solicita que a população colabore com a doação de sangue neste início de ano. São necessárias bolsas de todos os tipos, mas os estoques de A+, B-, B+, AB-, O- e O+ são os mais críticos. Vale ressaltar que pessoas com sangue O-, doam para todos os tipos sanguíneos, por isso, são chamados de doadores universais e pessoas com sangue O+, doam para todos os pacientes com sangue fator positivo. Por isso, a doação desse grupo de voluntários é extremamente importante para manter o atendimento de muitas vidas. Entretanto, todos os tipos sanguíneos serão bem-vindos.
Uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois após a coleta, o sangue passa por um processo de centrifugação no qual são divididos os hemocomponentes destinados para diferentes transfusões.
Para doar, é preciso agendar um horário por meio do WhatsApp (54) 98418.8487 ou ligar para (54) 3290-4543 e 3290-4536. Neste momento da pandemia, o Hemocs está atendendo apenas por agendamento.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia) e aos sábados das 8h às 12h. O Hemocs fica na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.
Comentários