Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Dia Mundial de Combate à Hanseníase será no próximo domingo

por Isadora Helena Martins

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento da doença

Foto: Divulgação

No próximo domingo, 28, será celebrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. A data é lembrada anualmente no último domingo do mês de janeiro. O objetivo é mobilizar a sociedade, chamando atenção para a importância da prevenção, educação e controle da doença.

Em Caxias do Sul, o Ambulatório de Hanseníase do Serviço Municipal de Infectologia atua na busca, diagnóstico e tratamento de novos casos da doença. A meta é eliminar esse problema de saúde pública. Atualmente há sete pacientes em acompanhamento ou tratando sequelas e um recebendo tratamento contra a hanseníase. O Ambulatório localiza-se no 1º andar do Centro Especializado de Saúde (CES), na rua Sinimbu, nº 2231.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria. De acordo com a dermatologista, Sabrina Kahler, ela acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, podendo atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. “O primeiro e principal sintoma é o aparecimento de manchas de cor parda, ou avermelhadas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos. Nas áreas afetadas, o paciente pode apresentar perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração”, explica.

A principal fonte de transmissão da hanseníase é através de gotículas de saliva eliminadas pela fala, tosse e espirro de pessoas infectadas. Segundo Sabrina, a doença tem progressão muito lenta, podendo demorar até anos antes de aparecerem os seus primeiros sintomas. Para prevenir a doença é necessário manter o sistema imunológico eficiente, por meio de uma alimentação saudável, exercícios físicos e higiene adequada. Outra dica importante é convencer familiares e outras pessoas que mantiveram contato próximo com algum portador da doença a procurar uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, evitando assim a transmissão da bactéria a mais pessoas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais