Prefeitura de Caxias inaugura novo laboratório Citopatológico nesta terça-feira
Laboratório servirá para combater o câncer do colo do útero, o segundo mais incidente na população feminina brasileira
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta terça-feira, 23, às 14h, na Central de Exames (2º andar do prédio da SMS), a inauguração do novo Laboratório de Citopatologia Municipal.
O Laboratório servirá para combater o câncer do colo do útero, o segundo mais incidente na população feminina brasileira. Para seu rastreamento, o método mais amplamente utilizado é o teste de Papanicolaou (exame citopatológico do colo do útero). Baseia-se na história natural da doença e no reconhecimento de que ela evolui a partir de lesões precursoras (lesões intraepiteliais escamosas de alto grau - HSIL e adenocarcinoma in situ), que podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.
O novo espaço funcionará junto às dependências da Central de Exames Complementares e contará em seu corpo de servidores com um médico patologista, uma auxiliar citotécnica e um agente administrativo, além de contar com toda a estrutura logística da Central de Exames. Inicialmente terá capacidade para atender 1,5 mil usuárias por mês via rede SUS de Caxias do Sul e Região com regulação por meio da Central de Exames Ambulatorial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com uma cobertura da população-alvo de, no mínimo, 80% e com a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60% a 90% a incidência do câncer cervical.
Os países que implantaram esse programa reduziram a incidência da doença para menos de dez casos por 100 mil mulheres por ano (WHO, 2007).
Comentários