Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vigilância Epidemiológica de Farroupilha orienta sobre vacinação da Febre Amarela

por Ivan Sgarabotto

Até o momento não houve nenhum caso de febre amarela em humanos registrado no município

Foto: Divulgação

O surto de febre amarela que ocorre em alguns estados desde o ano passado está assustando moradores de todo o País, levando muitas pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em busca da vacina. Mas até o momento não houve nenhum caso de febre amarela em humanos registrado em Farroupilha. Portanto, não é necessário que os moradores daqui se imunizem, a menos que tenham viagem marcada para lugares onde há ocorrências da enfermidade.

No Rio Grande do Sul há mais de 10 anos não tem nenhum caso de Febre Amarela. Na região foram encontrados macacos mortos com diagnóstico de febre amarela no ano de 2009, onde foi feita vacinação para toda população do município. Naquele ano foram vacinadas 44.456 pessoas. A vacinação continuou na rotina em todas as salas de vacinas. Em 2016, no município de Farroupilha, foram administradas 2.571 doses de vacina da Febre Amarela.

Para quem não tem nenhuma dose da vacina contra a febre amarela o importante é fazer agora dose única, pelo menos 10 dias antes de viajar para as regiões que tem registros de casos de Febre Amarela como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros. 

A vacina é aplicada em dose única a partir dos nove meses de idade. Para as pessoas com 60 anos ou mais é necessário passar por uma avaliação médica e apresentar a prescrição no momento da vacinação.

Para o monitoramento da febre amarela é importante que, ao encontrar macacos, bugios e sagui mortos, a pessoa não mexa no animal e ligue para a Vigilância Epidemiológica através do fone 3261-1094 que, juntamente com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, fará a coleta do animal morto para análise.  No momento não há circulação do vírus da febre amarela em Farroupilha.

Para os viajantes, a Vigilância Epidemiológica informa que o município realizou cadastramento para realização da emissão de Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia da Febre Amarela mas, por problemas no site da ANVISA, no momento não está sendo realizada a emissão dos mesmos. Por isso, a orientação a todos os viajantes é que se dirijam ao escritório da ANVISA, localizado junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, para a emissão da certificação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais