Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Medicamentos para emagrecimento são cada vez mais utilizados no País

por Isadora Helena Martins

Metade da população brasileira tem sobrepeso ou obesidade

Foto: Divulgação

Dados do Ministério da Saúde apontam que uma a cada cinco pessoas está acima do peso no País. Os medicamentos para emagrecimento são cada vez mais utilizados como aliados no tratamento de pacientes com sobrepeso e obesidade. “É um problema no nosso país de saúde pública, estatisticamente é um número alarmante de pessoas que estão nessa situação”, afirma a nutróloga, Daniela Kappes.

O remédio mais prescrito no país e com um perfil de segurança satisfatório é a Sibutramina. Considerado um sacietógeno, o medicamento induz à sensação de saciedade. Segundo Daniela, o produto está a mais de 20 anos no mercado e estudos demonstram que a pessoa pode perder cerca de 10% do seu peso corporal com seu uso. Outros medicamentos como inibidores de apetite e antidepressivos também são utilizados no combate à obesidade. “A medicação vai ser uma bengala para a pessoa, ela vai ser importante em algum momento, mas ela não pode ser a base do tratamento”, ressalta a nutróloga.

A Associação Brasileira de Estudos da Obesidade tem nas suas diretrizes, como recomendação, utilizar medicamentos apenas para pacientes com sobrepeso e morbidade, isto é, quando apresentarem o índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 29.9 ou obesidade mórbida, com IMC acima de 30. Mas segundo Daniela, ter hábitos alimentares saudáveis, fazer exercícios físicos, dormir bem e manter o corpo sempre hidratado são as principais medidas a serem tomadas para obter um emagrecimento sustentável.

A cada quinze dias, a nutróloga Daniela Kappes trará mais informações sobre alimentação e assuntos referentes à nutrição no programa Temática. Confira o áudio da entrevista dessa terça, 22-01.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais