Serviço da UPA Zona Norte é classificado como excelente por 87,5% dos usuários
A unidade é o segundo serviço 24 horas que o Município oferece via SUS
Após três meses de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte foi avaliada como excelente por 87,5% dos usuários. Os pacientes, que foram atendidos no serviço, responderam a uma pesquisa de satisfação, sem precisar se identificar, disponível nos totens instalados no local.
A diretora da UPA, Eliana Ferreira, afirma que a qualidade do atendimento prestado à população está sendo monitorada constantemente. “Verificamos que, entre 17h e 22h, a demanda do serviço aumenta. Para manter a qualidade, desde 1º de dezembro, a escala médica conta com um profissional a mais neste período”, informa. “A escala usual seria de três clínicos e dois pediatras durante o dia e dois clínicos e dois pediatras à noite”, informa Eliana.
A UPA funciona através de uma gestão compartilhada entre a prefeitura e a organização social IGH. Encontros entre os dois órgãos estão sendo realizados para avaliação e estabelecimento de metas de trabalho. “A organização social que assumiu tem clareza da sua missão ao participar de uma gestão compartilhada. Responde às necessidades de ajustes e busca a qualificação constante. Desenvolvemos um trabalho sistemático de alinhamento da unidade com os demais serviços da rede. Tudo isso, se reflete na qualidade do serviço ofertado à população”, diz a secretária da Saúde, Deysi Piovesan.
Em três meses de funcionamento, a UPA Zona Norte atendeu 17.104 pessoas. Em média, 192 pacientes buscam os serviços da unidade diariamente. Do total de usuários, 72% são adultos e 28%, crianças. A UPA é o segundo serviço 24 horas que o Município oferece via Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população de Caxias do Sul.
A SMS vem orientando os usuários da rede básica de saúde para que procurem também a UPA Zona Norte em casos de urgência ou emergência. A intenção é que, dessa forma, a unidade atinja a capacidade total de 10 mil atendimentos mensais.
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