Após chamada para doação devido às chuvas, Hemocentro de Caxias registra alta nos estoques de sangue
Hemocs solicita que, neste momento, as doações sejam agendadas para evitar desperdício de bolsas de sangue
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) apresenta alta nos estoques de todos os tipos sanguíneos nas últimas semanas. O aumento ocorre em meio a uma convocação feita no início de maio pela instituição devido aos impactos das fortes chuvas na logística de distribuição das doações. Com isso, toda a reserva de sangue foi regularizada no momento.
Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira (22/05), o Hemocs tem em estoque 40 bolsas do tipo O-, considerado doador universal, sendo que 30 bolsas são consideradas o necessário para uma estabilidade de estoque. Esse tipo de situação ocorre em todas as outras tipagens de sangue. Agora, a orientação é que a população passe, prioritariamente, a agendar as doações.
O diretor técnico do Hemocs, Roque Lorandi, explica que não há orientação para que a população deixe de doar, mas para que siga procurando o serviço para verificar o melhor momento de ajudar. O gerenciamento dos estoques ocorre constantemente, visto que uma bolsa de sangue doada tem vida útil de até 35 dias. Assim, as doações regulares são necessárias para manter o serviço em operação, que atende a Caxias e mais 48 municípios da região. (OUÇA A FALA DELE)
Os doadores podem entrar em contato com o Hemocs pelo WhatsApp (54) 98418-8487 ou pelo telefone 3290-4580.
Estoques de sangue nesta quarta-feira (22/05)
A-
36 bolsas (Estável)
Estoque ideal: 11 bolsas
A+
178 bolsas (Estável)
Estoque ideal: 75 bolsas
AB-
01 bolsa (Crítico)
Estoque ideal: 02 bolsas
AB+
29 bolsas (Estável)
Estoque ideal: 05 bolsas
B-
07 bolsas (Estável)
Estoque ideal: 02 bolsas
B+
46 bolsas (Estável)
Estoque ideal: 10 bolsas
O-
40 bolsas (Estável)
Estoque ideal: 30 bolsas
O+
213 bolsas (Estável)
Estoque ideal: 105 bolsas
Comentários