Após início da vacinação contra covid, idosos acima de 80 anos reduziram procura por atendimento médico em Caxias
Baixar ÁudioDados são extraoficiais. Porém, Secretaria da Saúde percebe redução de óbitos e atendimentos nesta faixa etária.
A última atualização da vacinação, feita pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no final da tarde de terça-feira (20), pouco mais de 4% da população de Caxias do Sul recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19. Isso corresponde a 22.395 pessoas, em sua maioria idosos acima de 62 anos e profissionais da saúde.
Por ter atingindo um público ainda pequeno, não há um levantamento oficial sobre os efeitos da vacinação até o momento. Apesar disso, o diretor-executivo da SMS, Dino de Lorenzi, ressalta que extraoficialmente há uma percepção na redução de mortes e da procura por atendimento médico dos idosos acima de 80 anos.
Outro grupo que apresentou redução nas complicações em decorrência do coronavírus foram os profissionais da saúde. De acordo com o painel de vacinação da Prefeitura de Caxias, 16.160 pessoas receberam a primeira dose, 6.537 profissionais completaram a imunização.
Dino relembra que este grupo iniciou a vacinação em paralelo com os idosos. Por isso, ainda não há um levantamento estatístico.
Neste sábado (24), Caxias começa a aplicação da segunda dose de coronavac para idosos com 66 anos ou mais.
(Acompanhe a reportagem em ouvir notícia)
Comentários