Farroupilha contabiliza mais três casos da Covid-19 com uso de testes rápidos
Baixar ÁudioPrefeitura obteve exames comprados com recurso do Ministério da Saúde e recebidos do governo estadual. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor-geral da pasta municipal da saúde, Davi Almeida, conta que mais oito mil testes chegarão à cidade
A Prefeitura de Farroupilha encomendou cerca de oito mil testes rápidos para Covid-19 durante essa semana. O material, comprado de uma empresa de Minas Gerais, servirá para fornecer um panorama da evolução da doença no município. O recurso foi obtido junto ao Ministério da Saúde. O prazo para chegada dos exames é de 20 a 30 dias.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Davi Almeida, afirma que o público-alvo dos testes será pacientes que passam na triagem por uma equipe da pasta, feita por meio de telefone. Após esse passo, é marcada uma consulta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronavírus a fim de visualizar se as pessoas apresentam, no mínimo, três sintomas da Covid-19. Manifestados os sinais, eles terão acesso aos testes rápidos.
“Eles ainda terão que ter esses sintomas de cinco a sete dias antes da consulta. Temos adotados esses critérios, estamos aplicando nos doentes sintomáticos.”, complementa.
Almeida explica que, além da compra desses testes, a secretaria obteve 200 exames, comprados junto a um fornecedor, e recebeu mais 100 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele comenta que, após a aquisição, Farroupilha registrou mais três casos da doença ainda nessa semana. Até esta quarta-feira (22/04), de sete casos a cidade passou a contabilizar 10 infectados. Os testes foram realizados em profissionais da saúde, idosos e nas forças de salvamento e de segurança.
Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa concedida ao repórter Rodrigo Fischer.
Comentários