Vacinação de crianças contra a Covid-19 avança lentamente em Caxias do Sul
Baixar ÁudioEm dois meses, menos da metade do público-alvo recebeu ao menos uma dose do imunizante
As crianças de 05 a 11 anos começaram a ser vacinadas contra a covid no dia 19 de janeiro, em Caxias do Sul. Após dois meses, menos da metade do público-alvo recebeu ao menos uma dose do imunizante. A população estimada nesta faixa etária no município é de 49.346 pessoas e, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, até esta segunda-feira (21/03), 19.151 (38,81%) receberam a primeira dose, enquanto apenas 3.041 crianças (6,16%) completaram o esquema vacinal com duas aplicações.
Para a titular da Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi, a imunização das crianças está avançando de forma muita lenta. Ela ainda destaca que fatores externos podem estar prejudicando a procura pela vacina: “Nós percebemos uma resistência muito grande por parte dos pais ou responsáveis por conta da insegurança ocasionada pela falta de informação ou por notícias falsas que circulam nas redes sociais. Outra certa quantidade de pessoas que não tem buscado a vacina se deve ao fato de que não compreende a importância dessa vacinação. Felizmente, a covid acomete um número muito pequeno de crianças e as complicações são raras, mas acontecem, então, as pessoas acham que a imunização não é necessária”.
A estratégia no mento é mobilizar os pais e responsáveis, distribuindo informações nas escolas sobre a importância da vacinação, já que levar a campanha de imunização para o ambiente escolar é mais complicado, explica a secretária. “Como é necessária a autorização expressa dos pais ou responsáveis para a realização da vacina, dificilmente os pais poderiam comparecer à escola para acompanharem essa vacinação. Então, estamos empreendendo ações junto às escolas, levando esclarecimento, levando a informação para que os pais entendam essa importância e levem as crianças para se vacinarem nas UBSs”.
Além da baixa procura pela vacinação infantil, muitas pessoas também estão em atraso com a terceira dose (reforço). Apenas 34,39% da população vacinável recebeu o reforço.
Para o público infantil as vacinas estão disponíveis na UBV Alvorada e nas UBSs Bela Vista, Centro de Saúde, Cristo Redentor, Diamantino, Fátima Alta, Pioneiro, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São Leopoldo, Serrano: 8h às 15h. Ainda nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê: 8h às 20h. Nos mesmos locais também está disponível a terceira dose. O reforço é aplicado, ainda na Farmácia Panvel (Rua General Mallet, 56, bairro Rio Branco, próximo à Igreja dos Capuchinhos), das 7h30 às 10h e em quatro unidades da Farmácia São João (Loja - Avenida Júlio de Castilhos 2411, Centro | Loja - Rua Luiz Michielon 1364, Cruzeiro | Loja - Rua Moreira Cesar 460, Pio X | Loja - Avenida Rubem Bento Alves, 5051, Santa Catarina), das 8h às 17h.
Comentários