Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

CEREST/Serra promove reunião para apresentar pesquisa de prevenção e cuidado à saúde de frentistas

por Ivan Sgarabotto

Encontro realizado nesta terça-feira reuniu representantes de postos de combustíveis de Caxias do Sul

Foto: Andressa Gallo

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Serra), em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, de Empresas de Garagem, Estacionamento, de Limpeza e Conservação de Veículos e Lojas de Conveniência de Caxias do Sul e Região (SINDIPETRO), promoveu, nesta terça-feira, 20, um encontro com representantes de postos de combustíveis para um trabalho de prevenção e cuidado à saúde de frentistas do município.

Neste encontro, a equipe do CEREST/Serra apresentou aos proprietários de postos de combustíveis a metodologia de trabalho da pesquisa. O trabalho será desenvolvido pelo médico do trabalho e pelo fiscal sanitário do CEREST/Serra.

A pesquisa consiste em três etapas, sendo a primeira uma visita técnica em todos os postos de combustíveis do município. Nesta visita, serão analisados o ambiente de trabalho e as condições de saúde e segurança dos frentistas. A segunda etapa será a coleta e análise de resultados dos exames trabalhistas periódicos realizados pelos frentistas. Na terceira etapa, serão publicados artigos e tornados públicos os resultados da pesquisa.

A pesquisa contemplará aproximadamente mil frentistas que atuam em Caxias do Sul. Além disso, os trabalhadores que aderirem à pesquisa irão realizar uma avaliação médica clínica e audiológica no CEREST/Serra, localizado junto à Secretaria da Saúde.

A escolha dos postos de combustíveis para desenvolvimento de trabalho de prevenção e cuidado está diretamente relacionado aos riscos do elemento benzeno, um hidrocarboneto presente na gasolina, que pode ocasionar graves problemas de saúde.

Os frentistas estão frequentemente expostos ao benzeno. Essa exposição, sem o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), pode causar a intoxicação. Além disso, a exposição crônica ao benzeno pode causar perda auditiva irreversível, afetar a medula óssea e a produção de sangue, irritação dos olhos e da pele, tontura, náuseas, dor de cabeça e batimento cardíaco irregular.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais