Dia Nacional de Combate à Asma alerta sobre a doença
O tratamento apropriado possibilita asmáticos ter uma vida normal
A Secretaria Municipal da Saúde - Núcleo de Doenças Crônicas, informa que neste domingo, 21, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Asma. A data serve para alertar sobre a doença que pode ser controlada com tratamento apropriado.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas superiores que se caracteriza pela dificuldade de respirar quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos. O pulmão de uma pessoa asmática é mais sensível, o que faz com que fatores, como por exemplo a poeira, causem falta de ar.
Os principais sintomas são tosse, falta de ar e chiado no peito. A tosse pode ser seca ou com produção de catarro em grande quantidade. O chiado costuma ser mais intenso na expiração do que na inspiração, mas pode ser contínuo. A falta de ar pode variar durante o repouso ou dificuldade ao fazer algum esforço físico.
A asma costuma aparecer habitualmente na infância, após os três anos, porém pode se manifestar antes. Pessoas que tiveram a doença na infância podem não apresentá-la quando adultos ou podem manifestar tais numa idade mais avançada. Existe também a asma que se inicia na idade adulta, esta tem a possibilidade de ser mais grave.
O tratamento consiste no uso contínuo de corticoides, que diminuem a inflamação alérgica e promovem estabilização e controle da doença, diminuindo as crises e os sintomas. O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, mas deve ser mantido conforme a orientação médica, até que se obtenha um controle total da patologia.
Na presença dos sintomas citados deve ser procurada uma das 47 Unidades Básicas de Saúde para consulta e nos casos necessários os pacientes serão encaminhados para o Centro Especializado em Saúde (CES) para avaliação do penumologista.
O SUS fornece tratamento gratuito desde 2011 aos asmáticos por meio do Programa Farmácia Popular. Medicamentos como brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.
Comentários