Secretaria da Saúde de Caxias reforça importância da vacinação contra a gripe e sarampo
Campanha para os públicos-alvo contemplados ocorre até a primeira semana de junho
A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul renova o chamamento para que os públicos-alvo da imunização contra Influenza/gripe e o sarampo compareçam aos pontos de vacinação. Até a última quinta-feira (19/05), a cobertura vacinal contra a Influenza era de 44,7% e contra o sarampo, 24,6%. As campanhas ocorrem até o dia 3 de junho.
A meta é chegar a 90% do público-alvo vacinado contra a Influenza/gripe e 95% contra o sarampo. Ambas as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Neste ano, a cepa da vacina contra Influenza/gripe está imunizando contra a variante H3N2. A Secretaria da Saúde reforça a importância de tomar a vacina, uma vez que ela reduz os sintomas (que podem ser confundidos com os da covid-19), além de ajudar a diminuir o número de hospitalizações nos sistemas de saúde, evitar casos graves e até óbitos. As vacinas contra Influenza/gripe e contra covid-19 podem ser feitas no mesmo dia. A única exceção é para crianças até 11 anos, que devem obedecer o intervalo de 15 dias entre cada uma.
Em relação ao sarampo, a SMS lembra que todas as crianças de seis meses a menos de cinco anos devem fazer a vacina durante a campanha, independentemente de já terem sido imunizadas anteriormente. Já os profissionais de saúde precisam apenas atualizar a situação vacinal (devem se imunizar na campanha se não tiverem recebido duas doses da vacina tríplice viral). A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde são promovidas pelo Ministério da Saúde.
Públicos-alvo
Influenza-gripe: pessoas de 55 anos ou mais, crianças (de seis meses a nove anos), profissionais de saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Sarampo: crianças de seis meses a menos de cinco anos (todas devem tomar a vacina durante a campanha) e profissionais de saúde (precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).
Horários e locais
UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h
Demais Unidades: 8h às 16h
Comentários