Com baixa na procura por atendimentos, Secretaria da Saúde de Caxias do Sul retira tendas em frente às UPAs
Baixar ÁudioDemanda nos espaços teve uma queda de mais de 90%
A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul comunicou nesta segunda-feira (21/03), que irá retirar as tendas em frente às Unidades de Pronto Atendimento Central e Zona Norte.
As estruturas foram montadas no início da pandemia e eram destinadas para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Com o avanço da vacinação, a demanda nos espaços teve uma queda de mais de 90%, segundo a secretária municipal da Saúde Daniele Meneguzzi:
“Nós temos observado uma redução expressiva no número de casos positivos e também pela busca de atendimentos em função dos sintomas. No mês de janeiro nós chegamos a prestar quase 2 mil atendimentos/dia em função de pacientes com sintomas gripais e de covid, nas últimas semanas esses atendimentos não têm passado de 150, ou seja, é uma redução bastante expressiva e que não justifica mais a permanência dessas estruturas”.
Daniele também destaca que não haverá alteração na prestação de serviços, porque que os atendimentos já estão ocorrendo internamente nas unidades. “Os atendimentos aos casos de pacientes sintomáticos, ou seja, que têm sintomas pra covid, seguem sendo realizados nas estruturas internas das nossas UPAs. Mas, como o movimento diminuiu de forma muito expressiva não há razão para manter essas estruturas que têm um custo importante para o município”.
Conforme dados da Secretaria da Saúde, até esta segunda-feira Caxias do Sul registrava 433 casos ativos de Covid-19, sendo que 419 pessoas estão em isolamento domiciliar, nove estão internadas em enfermaria e cinco estão em UTIs. Quanto à vacinação, 76,56% da população vacinável está com a imunização completa com, pelo menos, duas doses.
Comentários