Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Vigilância Sanitária de Caxias alerta para cuidados com alimentos comercializados na rua

por Ivan Sgarabotto

Alimentos mal armazenados podem prejudicar a saúde da população

A Secretaria Municipal da Saúde - Vigilância Sanitária de Caxias, orienta a população sobre alguns cuidados a serem observados antes de consumir alimentos que são comercializados na rua. A população precisa observar alguns procedimentos errôneos, principalmente nas questões sanitárias, realizados pelos ambulantes que possam gerar riscos à saúde pública.

Diante disso, alguns aspectos devem ser observados antes de consumir alimentos comercializados por ambulantes. É preciso ficar atento se os utensílios, a bancada e os equipamentos estão limpos, se o ambulante faz uso de jaleco e touca, se disponibiliza álcool gel para higienização das mãos e se utiliza papel para secar/higienizar mãos e bancadas.

Outra questão importante é observar se os alimentos estão armazenados em equipamento isotérmico, para alimentos que não necessitam controle de temperatura (alimentos que não têm carnes, ovos e leite na preparação), ou refrigerados, para os que necessitam controle de temperatura (feitos com carnes, ovos e leite). É preciso ter lixeiras com tampa de acionamento sem contato com as mãos para o ambulante depositar os resíduos.

O consumo de alimentos fora destas condições adequadas podem colocar em risco a saúde do consumidor. No caso da intoxicação alimentar, ela pode ser causada por alimento que estava em má conservação, com muita gordura, mal higienizado ou mesmo com muito condimento. Os principais sintomas que pode desencadear são, em geral, dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreias, com o surgimento de tais sintomas, orientação médica deve ser procurada o quanto antes.

Nos casos de intoxicação alimentar, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica trabalham em conjunto. Enquanto a Vigilância Sanitária realiza a fiscalização no local onde o alimento foi produzido e/ou ingerido, a epidemiológica investiga os agravantes da intoxicação. A medida visa sanar problemas dos estabelecimentos avaliando os processos que envolvem a produção do alimento observando os cuidados necessários.

Caso o consumidor perceba alguma irregularidade ou até mesmo venha a ter sua saúde afetada por um alimento consumido no local, ele deve contatar o Alô Caxias 156 e fazer a sua reclamação e/ou denúncia. Após aberto o chamado, a Vigilância Sanitária procurará o estabelecimento para sanar os possíveis problemas encontrados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais