CAIS Mental de Caxias do Sul completa 22 anos nesta segunda-feira
Para marcar a data, diversas atividades serão realizadas na sala de espera do CAIS até sexta-feira (24). No serviço, são realizadas mensalmente 1.500 consultas psiquiátricas e 600 atendimentos psicológicos
O Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental) de Caxias do Sul comemora seus 22 anos nesta segunda-feira (20). Para marcar a data, diversas atividades serão realizadas na sala de espera do CAIS até sexta-feira (24), como palestras e esclarecimentos de dúvidas. O objetivo é orientar e dar dicas de saúde aos pacientes e familiares que comparecem ao serviço.
O ambulatório é destinado ao atendimento psiquiátrico de crianças, adolescentes e adultos com transtorno mental ou sofrimento psíquico, e atendimento psicológico infantojuvenil. Desde a fundação, o CAIS Mental conta com 37.470 prontuários. Destes, 10.490 são prontuários ativos. No serviço, são realizadas mensalmente 1.500 consultas psiquiátricas e 600 atendimentos psicológicos. A equipe é composta por oito psiquiatras, sendo seis para atendimento adulto e dois para atendimento infantojuvenil; cinco psicólogas, uma assistente social, três estagiários e uma recepcionista.
De acordo com a coordenadora do CAIS Mental, Diná Modena de Medeiros, esse é o principal serviço para o atendimento de transtornos mentais na cidade.
O CAIS desenvolve também campanhas educativas para que, no período em que aguardam atendimento, as pessoas recebam orientações importantes e que podem melhorar o serviço ou ainda o convívio em sociedade. Segundo Diná, o objetivo dessas iniciativas é buscar atender as demandas das pessoas que buscam os serviços.
O acesso ao serviço ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde, órgãos de proteção, Fundação de Assistência Social (FAS), rede hospitalar e serviços especializados em saúde. O CAIS Mental está localizado na Rua Sinimbu, n° 2.231, 2º andar – junto ao Centro Especializado de Saúde (CES).
Comentários