Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vacina da febre amarela é disponibilizada uma vez por semana em Flores da Cunha

por Ivan Sgarabotto

O atendimento ocorre uma vez por semana, nas quartas-feiras, das 8h às 11h30,e das 13h15 às 17h, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi

Foto: Divulgação

Para otimizar o atendimento e o desperdício de imunização, já que um frasco possibilita a vacinação de até 10 pessoas, a secretaria da saúde de Flores da Cunha informa a comunidade que a vacina da febre amarela está sendo aplicada uma vez por semana, nas quartas-feiras, das 8h às 11h30,e das 13h15 às 17h, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. A prioridade de atendimento é para as pessoas que vão realizar viagens para áreas endêmicas na região sudeste e nordeste. 

A média de atendimento é de 20 pessoas por semana, mas devido o aumento de casos na área central do país, nesta quarta-feira, dia 17, cerca de 60 pessoas foram atendidas no posto de saúde central. Para receber a imunização é necessário levar um documento e a carteira de vacinação. Lembrando quem já recebeu a imunização em anos anteriores não precisa repetir a dose. 

Principais Orientações:

- Quem pode tomar a vacina da febre amarela?
A vacina está indicada para todas as pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação.

- Quem não pode tomar a vacina? Quais as contraindicações?

1. Imunossupressão: Esta é principal contraindicação. Isso significa que as pessoas que por alguma razão estejam com o sistema imunológico comprometido por quaisquer doenças ativas que cursem com imunossupressão e/ou pelo uso de quaisquer medicamentos que levem à imunodepressão - como quimioterápicos ou corticoides em altas doses-  não devem receber a vacina.

2. Gestantes: APENAS as gestantes que moram em área de extremo risco, localizadas em 75 municípios do Brasil, devem tomar a vacina. Não há orientação para vacinar as gestantes que NÃO residem nestas áreas.

3. Alergia Grave ao OVO: Pessoas que tem alergia importante e grave ao ovo não devem receber a vacina.

4. Bebês com menos de 6 meses de idade: O vírus da vacina pode causar problemas neurológicos nos bebês pequenos. As mães que amamentam bebês com menos de 6 meses de idade também NÃO devem receber a vacina, a não ser em situações de risco muito específicas, uma vez que depois da vacina estas mães devem ficar pelo menos 10 dias sem amamentar.

- A vacina dá muitos efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina da febre amarela são os mesmos das outras vacinas: um pouco de dor no local da aplicação, dor no corpo, febre e mal estar. Importante lembrar que nem todas as pessoas apresentam estes sintomas.

- Quantas doses são necessárias para garantir proteção?

UMA dose protege a vida toda, segundo os estudos mais recentes. Por isso, quem já tomou pelo menos UMA dose da vacina na vida NÃO precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. A única exceção é para as crianças de 9 meses a 5 anos de idade. Quem recebeu uma dose neste período deve receber um reforço depois dos 5 anos.

- Recebi um certificado de vacina contra a febre amarela para viajar e lá consta que devo fazer uma dose de reforço depois de 10 anos. Isso está valendo?

NÃO. Não está valendo mais. Esta era a orientação antiga que foi atualmente reformulada. As autoridades de saúde reconheceram que apenas UMA dose é suficiente para garantir proteção.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais