Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Universidade de Caxias do Sul celebra os 15 anos do Laboratório de Pesquisas em HIV/Aids

por Ivan Sgarabotto

Simpósio 15 anos de Pesquisa em HIV/Aids no Brasil e no Mundo, nos dias 24 e 25 de agosto, terá a participação de pesquisadores renomados do Brasil e do Exterior e do médico oncologista Drauzio Varella, que fará a palestra de abertura

Foto: Claudia Velho

Em 15 anos de atividades, o Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids da Universidade de Caxias do Sul já realizou 23 projetos de pesquisa, em parceria com universidades, institutos, hospitais e centros de referência, e financiamento de agências de fomento à investigação científica, do país e do Exterior. Suas ações atingiram diretamente 87 mil participantes e estão registradas em 21 artigos científicos e 41 resumos em anais de congressos nacionais e internacionais. A expertise de seus pesquisadores também colaborou para a elaboração de 3 portarias e 5 manuais técnicos publicados pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Para comemorar essa trajetória, que colocou o Laboratório da Universidade de Caxias do Sul como centro de referência em Pesquisa em HIV/Aids, será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no UCS Teatro, o Simpósio 15 anos de Pesquisa em HIV/Aids no Brasil e no Mundo, que terá na sessão de abertura, na noite do dia 24, a participação do médico oncologista Drauzio Varella e, durante o dia 25, palestras com pesquisadores renomados do Brasil e do Exterior, além das principais autoridades em HIV/Aids do Ministério da Saúde (veja na programação abaixo).

Geração de conhecimento qualificado

A coordenadora do Laboratório, doutora Rosa Dea Sperhacke, explica que a criação do Laboratório se deu a partir da obtenção de apoio e recursos financeiros de programas do governo norte-americano para o desenvolvimento de centros de pesquisa internacionais na área do HIV/Aids. A constante preocupação com a capacitação da equipe técnico-administrativa, a busca de colaborações científicas com instituições nacionais e internacionais e a necessidade de buscar soluções práticas e viáveis para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids nortearam o início das atividades do Laboratório.

O acompanhamento de mulheres portadoras de HIV e seus filhos com objetivo de avaliar os efeitos da terapia antirretrovial por um período de até 5 anos, o diagnóstico da infecção pelo HIV utilizando a metodologia de papel-filtro, o estudo da epidemia do subtipo C do HIV-1, o diagnóstico de infecções agudas e recentes do HIV-1 empregando métodos laboratoriais, a validação de testes rápidos para o diagnóstico da infecção pelo HIV, a prevalência da depressão perinatal e fatores associados nos períodos de ante-parto e pós-parto entre mulheres portadoras do HIV e a condução de estudos para avaliar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites em mulheres e homens em idade reprodutiva são os projetos de pesquisa que obtiveram maior destaque nestes 15 anos de atividades do Laboratório.

Equipe multidisciplinar

Coordenando uma equipe multidisciplinar de pesquisadores das áreas da Farmácia, Enfermagem, Estatística e Administração, com o apoio dos professores e pesquisadores dos cursos de Medicina, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Engenharia e Biologia, Rosa Dea acredita que o Simpósio, do qual participam personalidades da área científica e da área da gestão da saúde, é uma forma de prestar contas à sociedade do compromisso da Universidade e de todos os que atuam no Laboratório para desenvolver pesquisa clínica e disponibilizar serviços na área de doenças infecciosas, através da geração de conhecimento e da busca pela excelência em tecnologias em saúde, contribuindo para o bem-estar da sociedade.

"Nós entendemos que a dinâmica do HIV/Aids ultrapassa a simples percepção de suas taxas epidemiológicas. Ela engloba as inter-relações entre as condições de vida, as práticas sociais e as políticas instituídas, e tudo mais que os avanços científicos e tecnológicos proporcionaram ao portador do HIV. Uma vez que a doença passou a ser uma condição crônica e potencialmente controlável. Essa realidade nos impõe, cada vez mais, a necessidade de assimilar e planejar ações que possam responder satisfatoriamente aos desafios de manejo da doença, atuando em sintonia com as nossas instituições parceiras".

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 24 - QUINTA-FEIRA - UCS TEATRO

19h30min - Credenciamento

20h - Boas-vindas com a Dra. Rosa Dea Sperhacke, coordenadora do Laboratório de HIV/AIDS, antecedendo a palestra do médico oncologista, cientista e escritor Drauzio Varella, uma das maiores referências em saúde pública no Brasil.


 

DIA 25 - SEXTA-FEIRA - AUDITÓRIO DO BLOCO S

8h30min - Recepção e Credenciamento

9h - Apresentação do Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids - Dra. Rosa Dea Sperhacke

9h15min - HIV/Aids no Brasil - Dra. Adele Benzaken - Coordenadora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais - Ministério da Saúde.

Adele S. Benzaken é médica pela Universidade Federal do Amazonas. Possui Doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (CPqL&MD/Manaus). Foi Diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta em Manaus. Foi Membro do Painel de Especialistas em IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) incluindo o HIV da Organização Mundial de Saúde (OMS). Dra. Adele também foi Oficial de Programa do escritório do UNAIDS/Brasil em Brasília. Atualmente é Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil. Assessora da Organização Panamericana para a Saúde (OPAS) e é também Vice-Presidente do Comitê para Validação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis Congênita para América Latina e Caribe sediado por essa organização. Atua principalmente nos temas que tratam de assistência, prevenção e controle das IST e Aids.

9h45min - Diagnóstico do HIV - Dra. Miriam Franchini

Miriam Franchini é biomédica, mestre em Microbiologia e pós-graduada em Administração Hospitalar. Durante sua carreira de mais de 37 anos, ela ocupou os cargos de chefe do Laboratório de Patologia e, posteriormente, diretora do Departamento de Biologia Médica do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN/DF - Brasília); chefe do Laboratório de Chlamydia no Departamento de Microbiologia da University College Hospital, em Londres (Reino Unido). Ocupou o cargo de coordenadora de Laboratório do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde por três mandatos. Atualmente, é membro do comitê assessor de laboratório para o diagnóstico da infecção pelo HIV da OMS e do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil e para a área de laboratório do Centers for Disease Control and Prevention - CDC/ Atlanta.


 

Das 10h30min às 12h - Mesa-Redonda

Epidemia no Rio Grande do Sul - Dr. Ricardo de Souza Kuchenbecker - Professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Área de Epidemiologia de Doenças Infecciosas. Gerente de Risco do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Ricardo de Souza Kuchenbecker é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Foi chefe do Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS e gerente de Risco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Epidemia em Caxias do Sul - Enfermeira Grasiela Cemin Gabriel - Coordenadora do Serviço Municipal de Infectologia da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul.

Grasiela Cemin Gabriel é enfermeira pela UCS, especialista em Saúde Pública com ênfase em Gestão de Serviços e especialista em Formação de Docentes para Educação Profissional pela Universidade do Contestado. É especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Atualmente, é enfermeira e coordenadora do Serviço Municipal de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul

Aspectos Sociocomportamentais no Contexto do HIV/Aids - Dra. Cláudia Alquati Bisol - Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Intervenções da Psicologia/UCS.

Cláudia Alquati Bisol é psicóloga, mestre pela Universidade de Caxias do Sul, e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Intervenções da Psicologia.


 

13h30min - Desafios da Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos para HIV - Dra. Lynette Purdue

Lynette Purdue é farmacêutica formada pela University of Tennessee Health Sciences Center, Memphis, e atua como farmacêutica do Pharmaceutical Affairs Branch (PAB) do Division of AIDS (DAIDS), departamento do National Institute of Alergy and Infectious Diseases (NIAID) que faz parte do National Institutes of Health (NIH).

14h - HIV no Mundo - Dr. Charles D. Mitchell - Professor - Division of Infectious Diseases and Immunology - Department of Pediatrics University of Miami Miller School of Medicine - Batchelor Children's Research Institute.

Charles D. Mitchell é professor of Pediatrics/Division of Infectious Diseases and Immunology, Department of Pediatrics, University of Miami Miller School of Medicine. Durante os últimos 29 anos na Universidade de Miami, o Dr. Charles Mitchell vem atuando em pesquisas americanas e internacionais relacionadas com a epidemia de HIV especialmente em gestantes e seus bebês. Foi pesquisador principal de 3 Iniciativas de Treinamento do Centro Internacional Fogarty, incluindo um Programa Internacional de Treinamento e Pesquisa da AIDS, e o Programa Internacional de Treinamento e Pesquisa em Saúde Materno-Infantil e Informática Médica. Foi co-investigador com o Dr. Charles Wood da Universidade de Nebraska em um estudo da Epidemiologia do Herpesvírus Humano Tipo 8 no Zâmbia. Atualmente é o líder do Centro de Pesquisa Clínica IMPAACT (International Maternal Pediatric Adolescente AIDS Clinical Trials) da Universidade de Miami, Miller School of Medicine. Na rede IMPAACT, foi um dos autores e co-presidentes do Protocolo IMPAACT P1041 (estudo de fase III randomizado, controlado por placebo para determinar a eficácia da profilaxia primária com INH na prevenção da tuberculose e da infecção latente por TB Em bebês sul-africanos expostos ao HIV). Mais recentemente, recebeu um financiamento NIAID RO1 para estudar a Translocação Microbiana e Alterações na Microbiota Intestinal e Microbiome ("estudo MITABS") em crianças recém-diagnosticadas (crianças infectadas pelo HIV, bem como crianças expostas não infectadas pelo HIV, na República Dominicana.

14h30min - Avanços na Profilaxia Pré-Exposição do HIV - Dr. Esper Georges Kallás - Médico Infectologista e Imunologista - Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Alergia e Imunopatologia. Atua em pesquisa clínica e de tradução na patogênese, tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias. É professor adjunto da George Washington University.

15h - A Cura do HIV - Dr. Ricardo Sobhie Diaz - Professor Adjunto da Escola Paulista de Medicina. Diretor do Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Consultor na Área de Tratamento em Adultos do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Tem mais de 100 artigos científicos publicados em periódicos científicos indexados.

Formado pela Escola Paulista de Medicina, é Mestre e Doutor pela Universidade Federal de São Paulo. Possui pós-doutorado em Medicina Laboratorial pelo Blood System Research Institute (antigo Irwin Memorial Blood Center) da Universidade da Califórnia em Berkeley em San Francisco, EUA. Atualmente é professor adjunto e livre docente da disciplina de Infectologia, da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo. Atua como diretor do Laboratório de Retrovirologia dessa Instituição, conduzindo pesquisa nas áreas de Virologia, Biologia Molecular, Pesquisa Transicional (translacional) e Pesquisa Clínica relacionada ao HIV e vírus relacionados. Atua também como consultor externo do Programa Nacional de DST/AIDS na área de Laboratório e é membro do Consenso para o Tratamento Antirretroviral de Adultos e Adolescentes do Ministério da Saúde do Brasil. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Infectologia desde 2007. Foi membro eleito do Conselho Governamental da International AIDS Society como representante da América Latina e Caribe por dois mandatos consecutivos.

15h30min - Encerramento

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais