Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Samu de Caxias passa a receber ligações de mais quatro cidades da região

por Daniel Lucas Rodrigues

Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos são os municípios contemplados com a mudança

Foto: Betânia Ramalho da Silva/Divulgação

Com o objetivo de qualificar o atendimento e o acesso às emergências hospitalares, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul passa a ter autonomia e gestão regionais. As ligações para o 192 originadas em Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos agora são atendidas pela Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu Caxias do Sul, mas as ambulâncias seguem sendo encaminhadas dos próprios municípios, onde se encontram.

O Samu caxiense também já recebe ligações de Vacaria desde 2010, quando teve início o processo de regionalização. Antes, os chamados desses cinco municípios eram recebidos pelo Samu Estadual, com sede em Porto Alegre. As ligações em Caxias são atendidas prioritariamente no primeiro toque por um Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), responsável por coletar as primeiras informações (queixa principal, endereço e ponto de referência) e repassar para o médico regulador, que assume o atendimento telefônico, realiza o diagnóstico da situação e inicia a assistência no mesmo instante.

Ele dá as primeiras orientações e define se o caso é pertinente para o envio de uma ambulância. O veículo só sai de Caxias para outros municípios em casos extremos, quando é necessário suporte avançado, não disponível nas cinco cidades. Esse tipo de veículo (UTI Móvel, há duas em Caxias), além de atender às ocorrências de mais gravidade, faz o transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou transporte inter-hospitalar para os que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Como etapa anterior à concretização da regionalização, a equipe local do Samu promoveu reuniões com representantes dos cinco municípios, que apresentaram dados como características de cada cidade, ocorrências mais comuns, informações sobre o perfil da população, indicadores de atendimento e rede de urgência e emergência disponível. O objetivo foi realizar reconhecimento de área e preparar as equipes para a nova fase do serviço.

Além disso, o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu de Caxias do Sul está realizando diversos treinamentos com as equipes locais de cada cidade envolvida na regionalização, com vistas a nivelar e qualificar os atendimentos.

O próximo passo, com objetivo de ampliar ainda mais a Central do Samu de Caxias do Sul , é estender a regionalização para os municípios de Canela, Gramado e Nova Petrópolis, ainda sem data definida.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais