Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Caxias promove ação do Novembro Azul na Praça Dante dia 23/11 e abre todas as UBSs no sábado, dia 26/11

por Pablo Ribeiro

No sábado 26/11 também serão ofertadas vacinas do calendário de rotina para crianças e adolescentes (meninos e meninas)

Foto: Cristiane Barcelos/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Como parte da programação do Novembro Azul, mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul promove duas atividades especiais: uma ação de serviços diversos na Praça Dante Alighieri no dia 23 e um mutirão com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas no último sábado do mês, dia 26.

A ação do dia 23 ocorrerá das 13h às 18h na Praça Dante Alighieri e terá como público-alvo homens de 50 anos ou mais. Haverá solicitação de exame de próstata/PSA e encaminhamento para urologista, verificação de pressão arterial, orientação nutricional, informações e divulgação de grupos antitabagismo de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exame bucal e também testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C. Em caso de chuva forte a ação poderá ser cancelada. Homens de 45 anos ou mais com fatores de risco para câncer de próstata (história familiar da doença ou negros) também poderão solicitar o exame de próstata/PSA.

No sábado, dia 26, todas as UBSs estarão abertas das 9h às 13h, também com foco na saúde do homem. Serão ofertadas consultas clínicas e odontológicas pré-agendadas, bem como testes rápidos para ISTs. O público-alvo também é formado por homens de 50 anos ou mais ou de 45 ou mais com fatores de risco. No sábado (26/11) as UBSs também vão ofertar todas as vacinas do calendário de rotina para crianças e adolescentes.

A diretora técnica de Atenção à Saúde de Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulneráveis, Patrícia Farina, destaca a importância dos cuidados com a saúde do homem e lembra que a vacina contra o HPV, que faz parte do calendário vacinal e que protege contra o câncer de pênis e outros causados pelo mesmo vírus (câncer na vulva, colo do útero, ânus e boca) também estará disponível na campanha de sábado (26/11). A recomendação do Ministério da Saúde é de que essa vacina seja feita para que os jovens estejam protegidos quando iniciarem a vida sexual.

“Essa vacina é feita em duas doses e está disponível para todos os meninos e meninas de nove a 14 anos e também pode ser feita durante a semana em qualquer UBS. Como estamos falando do novembro azul e é uma vacina que protege contra o câncer de pênis, lembramos da importância de que todos os meninos façam essa vacina”, aponta Patrícia.

Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata. Essa doença tem evolução silenciosa, pode se espalhar por outros órgãos e até levar à morte. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, eles são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A SMS orienta que todos os homens com 45 anos ou mais que apresentem sintomas ou que tenham fatores de risco (história familiar da doença ou negros) e também aqueles de 50 anos ou mais (mesmo sem sintomas e mesmo que não tenham fatores de risco) procurem atendimento médico para realizar o exame de próstata/PSA (antígeno prostático específico - PSA, traduzido do inglês) e toque retal (20% dos tumores de próstata evoluem com exame de PSA normal, sendo necessário o toque retal). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofertam o exame de próstata/PSA e encaminham para avaliação urológica. Para encaminhar a detecção precoce basta marcar consulta conforme os casos mencionados anteriormente.

Para quem é indicado o exame de próstata/PSA?

Homens com 45 anos ou mais com sintomas ou fatores de risco

Todos os homens com mais de 50 anos

Sintomas mais comuns

Alteração na frequência e padrões urinários

Sangue na urina

Disfunção erétil

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais