Caxias do Sul tem caso confirmado da variante Delta
Identificação da variante do coronavírus foi feita pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou nesta terça-feira (17) um boletim confirmando mais 11 casos da variante Delta no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul está entre os municípios com casos detectados, porém a nota do Cevs não especifica quantos. Um dos casos suspeitos é na clínica Paulo Guedes, onde ocorreu o surto de Covid-19, ocasionando uma morte e 21 confirmados. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o final desta matéria, não foi recebido um comunicado oficial do Governo do Estado sobre o resultados positivos para a Delta.
A confirmação foi realizada por meio de sequenciamento genético completo, nos mesmos moldes do que é realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, o município também está na lista das cidades com mais casos suspeitos da variante do coronavírus.
Estudos indicam que a variante Delta do coronavírus tem maior transmissibilidade. Por isso, a confirmação de casos no município acende o alerta para a necessidade de redobrar os cuidados, como o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento.
Os outros municípios com casos confirmados pelo Cevs são: São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Passo Fundo, Alvorada, Caxias do Sul, Triunfo, Esteio e Porto Alegre. Laboratórios ligados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à Universidade Feevale também identificaram mais 26 ocorrência da variante. No toral o RS já regista 52 casos identificados da Delta.
Comentários