Caxias do Sul segue com vacinação em adolescentes depois de nova instrução do Ministério da Saúde
Órgão federal recomenda a imunização para este público que possuem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade
Caxias do Sul vai manter a vacinação para adolescentes de 16 anos ou mais, sem comorbidades, até um posicionamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A afirmação veio pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O debate iniciou após o Ministério da Saúde voltar atrás e recomendar a suspensão da vacinação para o público de 12 a 17 anos em todo o Brasil.
Em nota informativa, o órgão federal pede que as doses sejam aplicadas para esta faixa etária que possuem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. Um dos argumentos utilizados é de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a aplicação com adolescentes com ou sem comorbidade. E que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 temevolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos. Além disso, é colocado que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos.
A posição da Secretaria Estadual de Saúde (SES) será de reavaliar a vacinação desta faixa etária, com a chegada de novos lotes dos imunizantes da Pfizer para primeira dose. O carregamento vindo para o estado nesta semana será destinado para os jovens até segunda ordem.
Comentários