Hospital Geral adquire equipamento que evita queda de cabelo em pacientes com câncer
Baixar ÁudioAparelho foi comprado com recursos de uma ação solidária realizada junto à comunidade caxiense
O Hospital Geral (HG) adquiriu neste ano um equipamento de uso oncológico inédito na região, que evita a queda de cabelo de pacientes que estão em tratamento contra o câncer. O aparelho foi comprado com o valor arrecadado na última edição do Constelação Solidária, evento que reuniu a comunidade caxiense em prol da Instituição que presta atendimento de saúde gratuito para pacientes de toda a Serra Gaúcha.
Segundo o Diretor de Ensino e médico da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral, André Reiris, o equipamento se trada do Sistema Capelli, um método de resfriamento do couro cabeludo que reduz a queda de cabelos em pacientes com câncer, efeito muito comum do uso de medicamentos quimioterápicos. Ele pontuou que esse tratamento é muito importante, não só pela estética, mas para a recuperação do paciente. “Quando o paciente perde o cabelo, isso tem um simbolismo que, a partir daquele momento ele está compartilhando com o mundo essa fragilidade que ele está vivendo, e isso é muito mais difícil do que a gente pode imaginar”. Por isso, Reiris reitera que com o uso do equipamento e preservação de sua identidade o paciente vai poder recuperar a sua autonomia e ter mais qualidade de vida durante o tratamento.
Outro ponto que o médico da Unacon ressaltou foi a aquisição do equipamento por meio de recursos levantados com a ação solidária promovida pela empresária Michele Censi, juntamente com os parceiros Censi Fisa, Florense e Montefina, teve a totalidade da renda revertida para o Hospital Geral. Segundo Reiris, o hospital não teria condições financeiras para a aquisição do aparelho, por isso ele ressaltou que essas ações para angariar recursos estão sendo realizadas com frequência pela Instituição, para melhorar o atendimento aos seus pacientes. “O Estado também somos nós, e não são só os gestores que frequentemente falham, mas a gente não pode falhar”, concluiu. (Ouça a entrevista no link abaixo da foto)
O evento de oficialização da entrega do aparelho de resfriamento capilar vai ocorrer no dia 21 de março, no Auditório Censi Florense, no HG, e contará com a presença do diretor-geral do hospital, Sandro Junqueira; do diretor de ensino, André Reiriz, do diretor técnico da instituição de saúde, professor Alexandre Avino e da idealizadora do projeto Constelação Solidária, Michele Censi, que confirma a terceira edição do evento para este ano.
Comentários